Esportes

Palco da vela nos Jogos do Rio, Marina da Glória é entregue

Custo total de obra foi de R$ 70 milhões. Prazo inicial de entrega era em fevereiro. 


Palco da vela nos Jogos Olímpicos do Rio, a Marina da Glória foi entregue nesta quinta-feira com as presenças do prefeito Eduardo Paes e do ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser. A reforma custou R$ 70 milhões e ficou a cargo da empresa concessionária do local, a BR Marinas. Começou em dezembro de 2014 e terminou dois meses após a previsão de conclusão, que era fevereiro deste ano.

O pavilhão principal perdeu a tenda tensionada e ganhou proteção termoacústica e sistema de captação da água da chuva. Ao seu lado foram construídos os espaços das vagas secas, onde os barcos são empilhados. O número aumentou de 70 para 240, assim como as vagas molhadas, dentro d´água, de 140 para 415. A área total construída foi de 12.260 m².

A área da Marina da Glória é uma concessão da Prefeitura que vem sendo questionada desde 1999 na Justiça. Em fevereiro ela decidiu em segunda instância cassar a concessão do espaço à BR Marinas e devolvê-la para o poder municipal. A ação popular questiona a maneira pela qual a licitação foi ganha, já que a BR Marinas adquiriu a concessão comprando a MGX, empresa do empresário Eike Batista, que até falir planejava reformar o local. A própria concessão à MGX, também sem processo licitatório, é tida como ilegal. A ação também contesta a finalidade da Marina, que deveria ser apenas náutica, e não servir como polo gastronômico e local de festas. Prefeitura e BR Marinas recorreram no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O processo deve se arrastar por mais alguns anos. O prefeito Eduardo Paes falou sobre a questão.


Deixe seu comentário


Publicidade