Paratletas amapaenses participam do Regional Centro-Norte de Golbol
É a primeira vez que o Amapá participa da competição que este ano acontece no Estado de Mato Grosso.
Seis atletas deficientes visuais representarão pela primeira vez o Estado do Amapá na competição Regional Centro Norte de Golbol, que acontece na cidade de Rondonópolis-MT. Os jogos iniciam nesta sexta-feira, 2, e encerram no domingo, 4 de junho. Técnico e auxiliar também compõem a equipe da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que treina para a competição desde o último mês de fevereiro no Centro Didático Curiaú, na zona norte da capital.
A equipe amapaense masculina competirá com atletas dos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Segundo o técnico Herbert do Rosário, os atletas estão focados e preparados para dar o melhor na competição, que envolve as melhores equipes masculinas e femininas da modalidade nestas regiões.
“A nossa participação está sendo possível graças ao empenho do Governo do Estado, que desde o início do planejamento abraçou o projeto. A expectativa é que façamos uma excelente atuação, competindo de igual para igual com os adversários”, destacou o técnico.
Golbol
A modalidade foi implementada no Brasil no ano de 1985, é jogada com as mãos e adaptada para deficientes visuais. É baseada nas percepções tátil e auditiva com o objetivo de balançar a rede adversária. Durante a partida atuam três jogadores com vendas nos olhos e três ficam na reserva.
A bola é parecida com a de basquete, pesa pouco mais de 1,2 quilos e possui um guizo – esfera de metal grande com pequenas esferas no seu interior – para que seja emitido um som que orienta os jogadores durante a partida. As dimensões da quadra são as mesmas que a de vôlei e a trave mede nove metros de largura por 1,2 de altura.
Deixe seu comentário
Publicidade