Esportes

“Precisamos desse preparo psicológico”, conta estudante-atleta em evento sobre saúde mental

Aluna Nádia Marques, de 15 anos, foi uma das 198 jovens atendidas nesta quinta-feira, 7, na Escola Estadual Tiradentes


 

O Governo do Amapá reuniu 198 estudantes-atletas nesta quinta-feira, 7, para um evento em prol da saúde mental dos jovens que vão participar de competições nacionais. Na ocasião, os alunos puderam aprender a gerir melhor as emoções e controlar a ansiedade durante as partidas, com palestras, dinâmicas e rodas de conversa.

 

Nádia Marques, de 15 anos, foi uma das estudantes que participaram do momento e comemorou a iniciativa do Governo do Amapá. A aluna vai competir na modalidade de judô nos Jogos da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba.

 

 

“Nós, estudantes-atletas, precisamos desse preparo psicológico, igual os palestrantes falaram. Se a gente não estiver com um psicológico bom, a gente nunca vai conseguir bons resultados. Estou bem confiante para a competição, mas sei que não tem problema se eu perder também”, conta Nádia.

 

A aluna já participou de eventos nacionais antes, e conta que no início sentiu que não estava preparada psicologicamente para a pressão de uma competição nacional de alto nível, o que impactou nos seus resultados.

 

 

“Em 2021, no meu primeiro ano de competição, eu não sabia como lidar com a pressão e com algumas situações em casa, então acabei perdendo logo de primeira. Chorei muito e fiquei triste. Depois, eu voltei com mais confiança e consegui vencer. Por isso, a questão emocional é decisiva para o nosso desempenho”, relata a estudante.

 

O evento contou com palestras de psicólogos e teve o objetivo de preparar a delegação amapaense da melhor forma possível, não só focando no preparo físico como também no psicológico. O Governo do Amapá auxilia na viagem dos alunos, por meio de uma parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seed), Esporte e Lazer (Sedel) com a Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade).

 


Deixe seu comentário


Publicidade