Rio 2016 enfrenta atrasos em obras, falta de voluntários
Construções paradas, brigas na Justiça, falta de pagamento e indefinição da energia temporária estão entre os problemas a 201 dias do início dos Jogos
A vinda do Comitê Olímpico Internacional ao Rio de Janeiro para a reunião de revisão de projetos, na semana passada, coincidiu com uma série de problemas em relação às Olimpíadas que começam daqui a 201 dias, 5 de agosto. Desde obras paradas, passando por falta de voluntários e o processo de corte de custos do Comitê Rio 2016, entidade organizadora dos Jogos.
A principal questão nas obras é em relação à reta final da construção do Centro de Tênis e da reforma do Centro de Hipismo, que estão paradas. O imbróglio é entre a Prefeitura do Rio e a construtora Ibeg. No tênis, a empresa lidera o consórcio ITD com Tangram e Damiani, e no hipismo opera sozinha. Na última quarta-feira, a Prefeitura anunciou o rompimento de contrato na obra do tênis pelo não cumprimento dos prazos e cláusulas contratuais, além de multar o consórcio em R$ 11 milhões. No dia seguinte, o Município suspendeu a multa ao consórcio e estipulou prazo de cinco dias para a defesa da empresa.
As decisões aconteceram após uma semana de protestos de operários da obra que foram demitidos sem que o consórcio pagasse as rescisões. Houve manifestações em frente ao Parque Olímpico e o galpão da fiscalização do Centro de Tênis acabou incendiado. A Prefeitura assumiu o pagamento aos ex-operários, e Eduardo Paes acusou a Ibeg de ter feito “chantagem”. A Ibeg já havia sido notificada pela Prefeitura por atraso na obra no Centro de Hipismo.
A construtora entrou com duas ações na Justiça. Uma liminar para não ser afastada da obra do hipismo, e com outra para que a Prefeitura apresentasse os projetos básicos das duas frentes de trabalho em 24 horas. Segundo a Ibeg, a demora para apresentação dos projetos básicos e o atraso nos repasses dos recursos comprometeram os trabalhos. Em uma planilha da Riourbe, no entanto, verifica-se que 30 das 33 parcelas foram repassadas à Ibeg antes da data do vencimento das faturas.
Deixe seu comentário
Publicidade