Esportes

Rio 2016 terá tecnologia renovada para cronometragem e resultados

De olho na possível oscilação de energia em instalações olímpicas, evento-teste de atletismo usa boa parte de um novo sistema e inovador sistema de tecnologias


A menos de três meses dos Jogos Olímpicos do Rio, detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos olhos do público começam a ser ajustados em alguns dos principais palcos de competições. Às vésperas do evento-teste de atletismo, que será disputado neste fim de semana no Engenhão, foi apresentada parte importante da tecnologia de cronometragem e resultados que funcionará em agosto. Com dispositivos mais modernos e novidades em várias modalidades, o enfoque é oferecer o resultado mais rápido e de maior qualidade para atletas e espectadores. Parte dos recursos serão usados a partir deste sábado. E, mais uma vez, os eventos-testes vão servir para evitar qualquer imprevisto na hora do verdadeiro espetáculo.

– Nossa expectativa está em ver a performance de grandes atletas e grandes emoções no Rio de Janeiro. Está também em prover o melhor serviço de resultado para esses atletas – disse Alain Zobrist, CEO da Omega, empresa responsável pela tecnologia de cronometragem e resultados dos Jogos Olímpicos.

No mês passado, foram detectados problemas envolvendo quedas de energia em eventos-testes realizados na região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Na competição da ginástica, houve quedas parciais de energia tanto nos treinos oficiais quanto em disputas, atrasando a programação. O mesmo foi notado na disputa da natação, onde a prova válida pela seletiva nacional dos 50m livre chegou a atrasar quase uma hora. Na época, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) relatou os imprevistos e mostrou preocupação.


Deixe seu comentário


Publicidade