Técnico de Fernandinho dá dica: “Se botá-lo na esquerda, vai voar”
Estevam Soares lembra de psicologia que fez para motivá-lo em 2009 e destaca caráter do atleta
Apresentado na segunda-feira, Fernandinho chega ao Flamengo com a responsabilidade de corresponder às expectativas que colocaram sobre ele ainda em 2009, ano no qual foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, pelo Barueri. Teve boas passagens por São Paulo e Atlético-MG, mas não vingou no Grêmio, seu último clube. Técnico do canhoto de 30 anos na temporada em que despontou nacionalmente, Estevam Soares tem uma receita para a volta ao auge: colocá-lo aberto pela ponta esquerda.
– Esse moleque fez um Brasileiro estupendo, principalmente no primeiro turno, quando eu estava lá. Depois que eu saí o Barueri caiu de rendimento. O clube teve problemas, e o prefeito se afastou. Criamos um lado esquerdo muito forte, com ele, Márcio Careca e Thiago Humberto. Era uma trinca de canhotos. O Fernandinho consagrou o Pedrão no primeiro turno, pois fazia uma jogada que o Brasil inteiro conhecia. Dava uma pedalada, um tapa para a esquerda e depois uma porrada naquela paralela.
Estevam, que vê em Fernandinho um “moleque de caráter sensacional e muito disciplinado”, diz ter lançado mão de psicologia para fazê-lo começar a jogar bem com a camisa do Barueri. O treinador explica que foi preciso dar muito carinho ao atacante, contando com o auxílio de Turíbio Leite de Barros, à época fisiologista do São Paulo.
.- Ele estava na reserva e não jogava, reclamando muito de cãibras. Conversamos, demos moral, trabalhamos a parte física e nada. Continuava a sentir cãibras e não aguentava. Então falei com o Turíbio, fisiologista do São Paulo, e ele me deu o telefone da mulher dele. A mulher do Turíbio tinha uns comprimidos. Claro que era algo da parte de fisiologia e suplementação, mas era mais uma coisa psicológica. Então ele perguntou: “professor, posso tomar mesmo?”. Eu falei: “toma, que você não vai ter mais cãibra”. As cãibras sumiram, e esse rapaz começou a render e a jogar muito bem. Você não tem noção da força que eu fiz para esse menino jogar, mas o Muricy sabe extrair o melhor de seus jogadores e também vai conseguir. Ele precisa de carinho.
Deixe seu comentário
Publicidade