Esportes

Uso da base e esquema tático motivam técnico Romeu Figueira

Time fecha mais no setor defensivo e mantém o mesmo ímpeto no meio campo e no ataque.


Prestes a estrear na Copa Verde, a torcida do Santos-AP olha o time de forma “desconfiada”, sem saber qual será a novidade da equipe que não tem muitas caras novas.

Desde que foi anunciado como técnico do Peixe da Amazônia no início de fevereiro, Romeu Figueira trouxe na bagagem muitas inovações para tirar as dúvidas dos torcedores em 2016. As mudanças vieram com uma nova formação e com o uso dos garotos da base.

Em 2015, o então técnico Minga usava o tradicional 4-4-2. Já na era Romeu,o esquema tático foi mudado para o 3-5-2, assim os laterais vão para o meio campo e viram alas, sem muita obrigação de defender e o time ganha mais reforço no meio campo com dois volantes e um armador para municiar os dois atacantes.

Romeu também revelou que no decorrer do jogo, e claro, dependendo de como estiver a partida, poderá mudar a formação para o 4-2-3-1. Assim o time fecha mais no setor defensivo e mantém o mesmo ímpeto no meio campo e no ataque.

– Eu gosto de usar muito o 3-5-2 e o 4-2-3-1, pois em uma formação eu deixo o time mais ofensivo e na outra eu coloco a equipe mais recuada. Ainda estou fazendo testes para saber se os jogadores se encaixam no esquema tático – contou o treinador, sem dar mais detalhes.

Romeu ainda tem um problema no meio campo. Com a saída do meia Sandro Costa para o Piauí no fim de 2015, o time ficou sem o tradicional camisa 10 armador. O técnico minimizou a indefinição citando os nomes do Acosta e Willian Fazendinha para a posição.

Uma das principais novidades de Romeu Figueira é o uso da garotada da base, até por ter trabalhado com o sub 20 do Santos-AP que jogou na Copa São Paulo de Futebol. Logo quando chegou, o técnico subiu para o time principal. Romeu também chamou 10 jogadores da base.

Apesar de não afirmar se vai colocar a garotada no time titular, Romeu conta que todos terão a chance de mostrar que podem fazer parte do grupo santista. Alguns já tiveram chances em 2015 como o Renatinho que ano passado foi comprado do Trem e atuou pelo Amapazão e Série D do Brasileirão. Em 2016 ele vestiu a camisa alvinegra na Copinha.

Santos-AP estreia na Copa Verde no dia 9 de março contra o Nacional-AM. Jogo está marcado para acontecer às 20h30 no Estádio Olímpico Zerão, em Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade