Esportes

Wanna Brito carimba mais uma medalha de ouro no Mundial de atletismo

Paratleta amapaense venceu com a distância de 7,74m, na classe F32


 

A atleta amapaense Wanna Brito conquistou na manhã desta quarta-feira (22), a 17ª medalha de ouro do Brasil no Mundial de atletismo em Kobe, no Japão, marca que fez o país bater seu recorde de pódios dourados na história da competição. Ela venceu a prova do arremesso de peso F32 (paralisados cerebrais).

 

Wanna Brito era a favorita da prova do arremesso de peso F32. Atual recordista mundial da disputa, a atleta venceu com a distância de 7,74m. Esse é o segundo ouro da amapaense na competição. Antes, havia sido campeã mundial no lançamento de club, na classe F32.

 

A amapaense ficou em primeiro lugar, deixando a russa Evgeniia Galaktionova, que atingiu a marca de 6.97m, em segundo, e da tunisiana Maroua Ibrahmi, que arremessou 5.93m, fechou o pódio. A outra brasileira que participou da prova, Giovanna Boscolo, ficou em quinto lugar, com 5.44m.

 

“Dever cumprido. Mas quero muito mais. Quero muito esse pódio nos Jogos de Paris, por isso, vou trabalhar muito para que isso aconteça. A primeira medalha eu ganhei para minha mãe, agora essa vai para o meu pai. O trabalho psicológico que fiz me ajudou muito, tem sido essencial tanto quanto a musculação ou a técnica. Tenho trabalhado muito isso”, afirmou Wanna.

 

 

Carreira de ouro

Desde 2022, Wanna vem brilhando e conquistando diversos títulos. As primeiras medalhas vieram no Grand Prix Marrakesh de Atletismo – WPA International Para Athletics Meeting, realizado no Marrocos em março de 2023, onde ganhou ouro no arremesso de peso e prata no lançamento de club.

 

Durante o Mundial de Atletismo Paralímpico 2023, em Paris, ela conquistou prata no arremesso de peso e no mesmo ano, foi ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2023, em Santiago, capital do Chile. Atualmente, Wanna é a 1ª no ranking mundial do arremesso de peso e 2ª no lançamento de club em sua classe, F32 (para atletas com paralisia cerebral).

 


Deixe seu comentário


Publicidade