Geral
Amapá é um beneficiados em 30 anos do Programa Calha Norte
Brasília, 15/12/2015 – “O Programa Calha Norte ganhou, ao longo de três décadas, importância, reconhecimento e consistência”.
Criado, em 19 de dezembro de 1985, para desenvolver as comunidades ribeirinhas do Norte do país e promover a proteção das fronteiras, o Programa atinge 8,8 milhões de brasileiros. Um de seus objetivos é levar melhorias aos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, fortalecendo a região.
Por meio do PCN são realizadas obras de infraestrutura básica, como energia elétrica e construção de pontes. Também prevê assistência direta à sociedade com atendimentos médicos e odontológicos. Promove, ainda, atividades esportivas e de educação. Hoje, abrange 32% do território nacional e abarca, em algumas de suas cidades, dez mil km² de faixa de fronteira.
Em 2014, o Calha Norte investiu R$ 209,9 milhões na região. Estes recursos permitiram a construção de sete escolas, duas bibliotecas, duas creches, oito postos de saúde, 15 quadras poliesportivas, dois terminais rodoviários, 15 pontos de ônibus, quatro centros de convivência comunitária, além da compra de ônibus, carretas agrícolas, tratores, escavadeiras, caminhões coletores de resíduos sólidos para uso dos municípios.
No Amapá, 16 municípios foram atendidos pelo PCN em 2014. São eles: Amapá Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.
Exposição
Também em comemoração aos 30 anos do PCN foi aberta uma exposição fotográfica sobre a trajetória do programa no hall de entrada do edifício sede do Ministério da Defesa, em Brasília.
A mostra conta com totens e painéis de adesivos afixados nos elevadores do MD, apresentando a história das três décadas de atuação desse que é um dos mais antigos programas do Governo Federal.
Deixe seu comentário
Publicidade