Amapá tem representante no Programa Jovens Embaixadores
O estudante Wueneton Bruno Lima Picanço, 17 anos, aluno da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova, em Macapá, será o representante do Amapá no Programa Jovens Embaixadores 2016. O programa é patrocinado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos e parceiros públicos e privados.
O estudante amapaense, que fala fluentemente a língua inglesa, está se juntando a outros 49 alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país, com idades entre 15 e 18 anos, para um intercâmbio cultural de três semanas em Washington (DC), entre os dias 8 e 31 de janeiro.
No Amapá, Wueneton concorreu com cerca de 60 estudantes, e passou por quatro etapas classificatórias. O estudante se destaca em sua comunidade ainda por participar de trabalhos voluntários sociais. Há mais de um ano, ele faz parte do grupo de jovens na Igreja Evangélica Viver em Cristo, com doações de roupas, objetos e cestas básicas.
A viagem dos Jovens Embaixadores será nesta sexta-feira (8). Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, DC, e depois, serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.
Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano.
Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa. Os parceiros nessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.
Em 2015 o Amapá foi representado por Gabriel Batistuta Almeida Pereira, de Santana. Gabriel se destacou por ser voluntário em projetos sociais e de recreação com crianças carentes, além de músico de sua igreja.
Deixe seu comentário
Publicidade