Geral

Apagão em software da Microsoft paralisa voos, atinge bancos e TVs no mundo

Uma falha global no sistema da Microsoft afeta aeroportos, bancos e empresas de mídia em vários países do mundo nesta sexta-feira (19).


As companhias aéreas United e Delta paralisaram todos os voos nos Estados Unidos. A American Airlines também atrasou viagens, mas diz que as operações foram retomadas por volta das 6h (horário de Brasília). Em São Paulo, o aeroporto de Guarulhos opera normalmente, informou a assessoria de imprensa. Não há relato de problemas em outros aeroportos brasileiros.

Na Espanha, a autoridade aeroportuária relatou que o incidente nos sistemas de computador paralisou as operações em todos os aeroportos do país. O tráfego aéreo na Alemanha, Reino Unido, Austrália, Hong Kong e Amsterdã também foi fechado.

Sem sistema, as companhias aéreas entregaram bilhetes aéreos manuscritos. Há relatos no Reino Unido e Índia.

Viagens de trem também foram afetadas no Reino Unido. Pelo menos 14 operadoras ferroviárias dizem estar enfrentar dificuldades e alertaram para a possibilidade de cancelamentos em cima da hora.

A Sky News, um dos principais canais de notícias do Reino Unido, está parcialmente fora do ar. Na Austrália, a rede estatal ABC está com a programação paralisada.

Sistema de pagamento está fora do ar em vários países, incluindo Nova Zelândia. Os serviços de farmácias e clínicas médicas também foram afetadas, com cirurgias eletivas sendo canceladas na Alemanha.

No Brasil, os aplicativos dos bancos Bradesco, Neon, Next e Pan estão fora do ar desde a noite de quinta (18), segundo o site Downdetector. O Bradesco confirmou que seus serviços foram afetados pelo apagão.

O que causou o apagão?

Incidente está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. As primeiras informações indicam que o apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que usam o sistema Windows, da Microsoft.

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, afirmou o CEO do CrowdStrike, George Kurtz. Ele diz que a empresa está trabalhando ativamente com os clientes afetados.

Microsoft diz que falha foi corrigida, mas aplicativos e Office 365 ainda têm falhas. Empresa diz que impacto residual do apagão pode impactar no tempo de normalização dos serviços.

Do UOL, em São Paulo

(Com informações da Deutsche Welle)


Deixe seu comentário


Publicidade