Artesanato do Amapá mais bonito e mais perto do consumidor
Os moradores terão a oportunidade de comprar artesanato de qualidade, num ambiente estruturado, e ainda receber uma série de serviços gratuitos.
A praça da Rodovia do Curiaú será palco da Feira de Artesanato Mãos do Amapá, que acontece no período de 8 a 10 de abril, envolvendo artesãos de bairros localizados na Zona Norte de Macapá.
Os moradores terão a oportunidade de comprar artesanato de qualidade, num ambiente estruturado, e ainda receber uma série de serviços gratuitos. A feira funcionará das 17 às 22 horas.
O evento contará com a presença de trinta artesãos dos bairros Infraero, Pacoval, Jardim Felicidade, Novo Horizonte e Conjunto Habitacional Macapaba. As peças são artesanato de raiz, confeccionadas em madeira, sementes, fibras, cerâmicas e ainda produtos como biscuit, bonecas de pano, EVA, tapetes, guardanapos, entre outros.
A ideia de levar as feiras para os bairros da capital tem o objetivo de criar alternativas para que os artesãos possam comercializar seus produtos fora da Casa do Artesão, além de fomentar as vendas. O projeto faz parte do Planejamento Estratégico de 2016, da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE). “As pessoas que residem nos bairros da Zona Norte vão poder ter acesso, sem ter que se deslocar até o Centro da cidade, e adquirir as peças”, disse Júnior Braga, Coordenador Estadual de Artesanato.
A SETE vai dar todo o suporte à feira com barracas, montagem da estrutura e um caminhão para guardar as peças durante os três dias do evento. A Feira Mãos do Amapá foi lançada oficialmente no Dia do Artesão, 19 de Março, e foi um sucesso de vendas e público. “Agora estamos aproveitando para levar para os bairros de Macapá este tipo de evento itinerante. O foco é dar oportunidade aos artesãos dos bairros do entorno onde vai ocorrer a feira. Temos uma produção rica e diversificada de artesanato e a orientação do governador Waldez Góes é dar visibilidade e criar alternativas de geração de emprego e renda para estes profissionais”, detalhou Marciane Santo, secretária de Trabalho e Empreendedorismo.
Serviços gratuitos
O cidadão que for à Feira de Artesanato Mãos do Amapá no sábado, 9, terá acesso a uma série de serviços gratuitos como emissão de Carteira de Trabalho, Identidade e Cartão do SUS. O atendimento será feito pela equipe do Super Fácil Zona Norte. “Recebemos o convite da Sete para participar da feira e estamos disponibilizando gratuitamente a emissão de documentos. É uma maneira do cidadão ter acesso a alguns serviços do Superfácil durante o evento”, disse Maraína Martins, coordenadora do Superfácil Zona Norte.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) também estará presente com duas unidades móveis. “Vamos dar orientação psicológica, assistência social, massoterapia, orientação jurídica, oficinas e palestras ao público feminino e ainda distribuir material educativo e kits contento preservativos feminino e masculino e lubrificantes”, explicou Silvanda Duarte.
Além dos artesãos, os 32 empreendedores fixos da praça da Rodovia do Curiaú integrarão a programação. Os técnicos da Coordenadoria de Empreendedorismo (CE) da SETE estiveram reunidos com a categoria esta semana. A intenção deles é criar uma associação e solicitaram apoio do Governo do Estado. “Vamos dar todo o apoio, inclusive orientando sobre a necessidade de padronizar os espaços, qualificá-los e encaminhá-los para ter acesso a financiamento junto a Agência de Fomento do Amapá (Afap)”, explicou Sheila Riane, coordenadora de Empreendedorismo da SETE
Deixe seu comentário
Publicidade