Congresso atrai profissionais e acadêmicos de vários países
É promovido pela Ueap e abrange várias discussões com participação de representantes da sociedade civil organizada
A Universidade Estadual do Amapá (Ueap) está realizando o I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá e o III Fórum das Licenciaturas da Ueap. A abertura aconteceu na terça-feira, 06, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá, e encerra hoje, no Campus I da Ueap.
O Coral Infantil da Ueap iniciou a solenidade, que contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do Conselho Estadual de Educação e do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Plataforma Freire (Parfor), além da secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, que no ato representava o governador Waldez Góes.
“Com este congresso vamos fortalecer a Ueap, pois é uma instituição de grande importância social, política e econômica para o nosso Estado e assim discutir de que forma o educador pode fazer a diferença dentro de sala de aula”, enfatizou a secretária.
Nessa quinta-feira, 07, o professor Cipriano Luckesi da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ministrou a palestra “Avaliação da aprendizagem: desafios e proposições para a prática docente”, no Teatro das Bacabeiras. De acordo com o professor Breno Marques, que representa o reitor Perseu Aparício, a intenção da universidade é fomentar e estabelecer diretrizes para os atuais currículos e programas vigentes nas licenciaturas e promover a difusão de análises, relatos de experiência e estudos com ênfase em educação.
O congresso abrange várias discussões para definir propostas para a educação, com a participação de diferentes representantes da sociedade civil organizada, profissionais da educação e pesquisadores de todo o Brasil e de outros países, como a professora Gilda Di Fabio de Anglat, que, vinda da Argentina, será conferencista, hoje, fechando o congresso, com o tema: “La formación inicial de los professores. Uma visíon internacional”.
O professor Breno Marques pontuou que a formação dos professores é dinâmica. “A Ueap vem trabalhando continuamente para potencializar a formação dos professores, daí salientar a extrema importância deste congresso. Espero que todos os participantes aproveitem esses três dias de debate e conhecimento”.
Daniele Dias da Costa, professora da Ueap e coordenadora geral do evento, afirmou que a participação maciça dos estudantes está sendo muito importante. “Essa proposta do congresso surgiu em 2011 e conseguimos colocar em prática a terceira versão com o tema: Formação de Professores, Currículo e Avaliação. Estamos satisfeitos com a repercussão que tomou. Sabemos que o evento possibilitará uma influência positiva para o Estado”.
Deixe seu comentário
Publicidade