Deputados se reúnem no Amapá para discutir desenvolvimento sustentável
Parlamento Amazônico é formado por nove estados das regiões Norte e Nordeste
Deputados de 9 estados das regiões Norte e Nordeste se encontram nesta quinta, 24, em Macapá, para a primeira reunião do Parlamento Amazônico, entidade que congrega os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O encontro acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Aleap) e os parlamentares buscarão soluções para problemas enfrentados na região com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
Com o objetivo de unir Forças na busca de soluções para os problemas da Amazônia, o Parlamento Amazônico é uma instituição que reúne deputados estaduais da região Norte e que em 1999 já teve outro deputado amazonense como presidente.
A comitiva composta por deputados do Amapá, Amazonas e Acre, esteve na Diário FM, em entrevista no programa Café Com Notícia, na tarde desta quarta-feira, 23, para falar da programação, que inicia às 9h e encerra às 17h, com palestras e debates. Para o secretário-geral, deputado Dr. Furlan, o Parlamento Amazônico 2015 debaterá temas comuns a todos os estados amazônicos como também aqueles relacionados ao estado que sediar os encontros do colegiado, como o Amapá. Os deputados vão tratar do desenvolvimento da Amazônia, questões fundiárias da Amazônia Legal e do Estado do Amapá, além do papel das Forças Armadas na integração das fronteiras amazônicas, o porto de Santana e a integração multimodal do agronegócio.
As próximas reuniões do Parlamento Amazônico ficaram assim definidas: No segundo semestre de 2015 serão realizadas 4 reuniões, sendo que a primeira acontecerá em Macapá, no dia 24 de setembro; em São Luís (MA) em 22 de outubro; em Rio Branco (AC), 26 de novembro e em Belém (PA), 10 de dezembro.
Por conta do recesso parlamentar de fim de ano, as reuniões do Parlamento Amazônico retornam em fevereiro de 2016, em Palmas (TO), no dia 25; em Rondônia (RO), ocorrerá no dia 24 de março e em Cuiabá (MT) no dia 28 de abril.
Deixe seu comentário
Publicidade