Geral

Desembargador federal palestra na OAB sobre Meio Ambiente

Conhecido por tomar decisões polêmicas, como a da abertura dos arquivos da ditadura, Prudente sabe que desagrada a poderosos e grandes organizações


Ex-seminarista, poeta, professor e atual desembargador do TRF, nessa ordem, Antônio Souza Prudente palestra na OAB nesta quinta, 29, às 5h da tarde, com o meio ambiente como pauta de fundo.

Prudente, que trocou a batina pela toga, e fica em Macapá até sexta 30, cumprindo agenda institucional do TRF, visitou o jornalista Luiz Melo, no Diário do Amapá, onde disse que encara a profissão como sacerdócio: “Fazer Justiça nesse país é um desafio e um exercício constante de coragem. Juiz independente contraria muita gente e quase sempre é perseguido por isso”.

Conhecido por tomar decisões polêmicas, como a da abertura dos arquivos da ditadura, Prudente, que também já foi juiz em Macapá, sabe que desagrada a poderosos e grandes organizações quando julga ações nas áreas do meio ambiente, energia, saúde e educação. Admite que recebeu pressão quando determinou a suspensão das obras da Usina Belo Monte, em Altamira (PA).

O desembargador do TRF também admite que a corrupção se institucionalizou no Brasil e exige postura firme do Judiciário. Elogia o empenho do juiz Sérgio Moro, por decisões que contrariam interesses de grupos que estão realmente no contexto institucional. “Então, mexer com isso, enfrentar isso na judicatura é correr um grave risco. Mas não podemos recuar”, aditou.


Deixe seu comentário


Publicidade