Geral

Iphan anuncia visita ao Amapá para conhecer a festa de São Tiago

O processo ao Iphan foi iniciado em 2015, e segundo o Borges “essa é uma forma de reconhecermos a história do povo amapaense que tanto se esmera em manter vivo o seu legado cultural”, frisou o parlamentar.


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sinaliza que viagem para Mazagão Velho deve acontecer até maio deste ano para agilizar processo que torna a festa de São Tiago um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Aviso foi feito na tarde de terça-feira (15), após audiência com Jurema Machado, presidente do Iphan, e o deputado federal Cabuçu Borges (PMDB/AP) que é o autor da indicação do projeto ao Ministério da Cultura.

O processo ao Iphan foi iniciado em 2015, e segundo o Borges “essa é uma forma de reconhecermos a história do povo amapaense que tanto se esmera em manter vivo o seu legado cultural”, frisou o parlamentar.

Até a oficialização do registro ainda há etapas a serem realizadas, segundo Jurema Machado, presidente do Iphan. “O processo de construção do registro por si só é muito rico, e já é um ganho para a comunidade porque provocará uma reflexão sobre a sua tradição, costumes, necessidades e perspectivas sobre essa manifestação cultural. Por isso, tudo tem que começar muito bem construído, tendo a anuência da comunidade e um envolvimento mais amplo de todos”, explicou Jurema.

A viagem ao Amapá está programada para maio deste ano, onde a comitiva do Ministério da Cultura e Iphan reunirá com a comunidade de Mazagão Velho a fim de coletar dados para dar inicio ao registro da festa de São Tiago. Informações em fotos, vídeos, documentários, escritos e documentos que comprove a história da festividade serão aceitos.

 Tramitação

Anteriormente apresentada como Projeto de Lei (PL 751/2015), a proposta transformou-se na Indicação 683/2015, como forma de dar celeridade à sua aprovação por meio de parecer do ministro da Cultura Juca Ferreira. Em visita ao Amapá, o ministro parabenizou Cabuçu pela iniciativa.

Festa de São Tiago

É uma festividade religiosa e cultural trazida da África – Mazagão é uma vila descendente de marroquinos, que migraram para o Amapá no século 18. A organização da festa é da própria comunidade, através de uma associação cultural, com patrocínio do governo do estado e prefeitura local.


Deixe seu comentário


Publicidade