Durante sua visita a Macapá, o secretário nacional da juventude, Gabriel Medina reuniu com o titular da Secretaria de Políticas Extraordinárias Para a Juventude (Sejuv), Rafael Cambraia, e com lideranças jovens para discutir os detalhes da conferência estadual que ocorrerá no próximo fim de semana.
No encontro, o titular da Sejuv informou ao secretário nacional o esforço do governo do Estado em instituir e reformular as políticas públicas locais voltadas à juventude. O gestor destacou também que parte desse trabalho foi possível através de um diagnóstico realizado durante as conferências municipais que ocorrem na capital e no interior.
“Hoje temos um diagnóstico da atual população jovem do Oiapoque ao Jari. Fomos um o primeiro Estado a concluir as conferências em todos os municípios. O mais importante é que esse trabalho foi feito com acompanhamento e com base nas reivindicações destas populações”, ressaltou.
Para Medina, a realização das conferências estaduais são base para o evento nacional que ajuda o governo federal a mapear e definir o perfil deste grupo de acordo com sua realidade: “A nossa expectativa é que a RegiãoNorte possa colocar suas questões, mostrando que existem demandas diferentes entre os jovens. O Amapá está de parabéns, pois concluiu as conferências em todos os municípios. Assim, o Estado vai ter participação efetiva na conferência nacional que vai definir o plano e o sistema nacional da juventude para os próximos 10 anos”.
No encontro, a estudante Bruna Picanço representou os jovens moradores das comunidades rurais e pediu aos gestores mais efetividade dos programas de capacitação técnica no interior: “Nós, jovens das escolas família, temos dificuldade de ter acesso a alguns programas como o Pronap [Projeto Nacional de Auxílio Profissional] por conta da grande burocracia. Então acho que deve ter uma melhora nesse sentido”.
Deixe seu comentário
Publicidade