Profissionais do Amapá comemoram o Dia Nacional do Administrador
Data é comemorada nesse sábado (09), mas será festejada nesta sexta-feira (08) com evento que acontece a partir das 19h no auditório da Fecomércio, em Macapá
O Conselho Regional de Administração do Amapá reúne nesta sexta-feira (08) no auditório da Fecomércio, em Macapá, os profissionais da área para uma extensa programação alusiva ao dia nacional da categoria, comemorado nesse sábado (09).
O presidente do Conselho, o administrador Antônio Lima revelou na manhã desta sexta, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) que o país possui hoje cerca de 400 mil profissionais, cuja graduação tem a maior procura nas universidades brasileiras. Ele atribuiu essa demanda ao grande leque de atuação dos profissionais.
“A administração é a mais qualificada entre as diversas áreas, porque permite gerenciamento tanto de entidades públicas como privadas, por isso a cada vez mais crescente procura pela graduação em todo o país, considerando que o curso possui disciplinas que abrangem diversas áreas. Vivemos numa sociedade organizacional, que começa no hospital, organização onde nascemos; nós nos divertimos em outra, que é o clube de serviços e passamos por outra que educa, a escola. E nossa profissão tem se ampliado muito e vai ser ainda mais ampliada, ao contrário de antes, que estava muito atrelada às empresas privadas, mas hoje está presente em vários segmentos,como na administração hospitalar, dos demais setores da saúde e educação, por exemplo. Nós temos avançado muito nos últimos anos com a inclusão de mais profissões no sistema, como tecnólogos administradores e de informática, que agora são abrigados pelo Conselho Federal”, relatou.
Perguntado sobre se há mercado atualmente para a profissão, considerando que apenas Amapá 500 novos profissionais são graduados semestralmente pelas faculdades, Antônio Lima respondeu que não, mas lembrou que o Conselho vem realizando um trabalho de aproximação com órgãos públicos e privados para garantir melhor capacitação dos profissionais e abertura de postos de trabalho para a categoria:
– Nós estamos trabalhando fortemente junto a instituições governamentais, prefeituras e denaus setores públicos; essa aproximação com entidades públicas e privadas visa ampliar o mercado de trabalho para o administrador, inclusive levando cursos de qualificação para capacitar os administradores para que os gestores possam contar com profissionais mais qualificados. É importante destacar que além da graduação, de quatro anos, também temos especialização especifica para a gestão publica. O mercado tem crescido, com as organizações valorizando os profissionais – pontuou.
Deixe seu comentário
Publicidade