Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul recebe inscrições de estudantes
O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
Os estudantes do Ensino Médio interessados em contribuir com a educação nos países do Mercosul têm até 5 de setembro para se candidatar ao Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) pelos próximos dois anos.
O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
Para participar, o interessado precisa elaborar um projeto de protagonismo juvenil. A proposta deve ser encaminhada ao Núcleo de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) ou ainda encaminhar para o endereço eletrônico diem.seed@gmail.com juntamente aos demais documentos exigidos no edital.
O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.
A intenção, segundo a responsável pela coordenação do PJM no Amapá, Erenice Fontoura, é fazer com que esses jovens atuem como protagonistas dentro da escola. O jovem ainda terá a oportunidade de conhecer um dos países do Mercosul.
A tarefa dos escolhidos para representar o Brasil no PJM será elaborar um projeto que contemple a realidade local do estudante (escola e Unidade da Federação), propor ações que estimulem a participação social dos jovens, priorizar o desenvolvimento de um trabalho coletivo no ambiente escolar e cooperar para que a instituição de ensino seja um espaço democrático, onde os jovens possam expressar seus anseios e sugerir melhorias para o ensino médio.
O edital com os detalhes da seleção está disponível no portal do Ministério da Educação.
PJM
O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do Ensino Médio surgiu dentro do setor educacional do Mercosul, e em cada edição (2010, 2012 e 2014) foram selecionados 27 estudantes brasileiros. O projeto prevê mandato de dois anos e está iniciando sua quarta edição (2016-2018) para exercício de voz na tomada de decisões coletivas.
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