Já está nas mãos do ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues, pedido de estudos sobre a possibilidade de federalizar os 20 quilômetros da rodovia Duca Serra, trecho entre os municípios de Macapá e Santana. O pedido do senador Randolfe Rodrigues foi protocolizado nesta semana ao ministério.
Nos últimos anos, com a crescente concentração urbana e o aumento da frota de carros, o trecho da rodovia Duca Serra tem aparecido nas estatísticas com grande número de acidentes, inclusive com vítimas. “A duplicação da pista entre Macapá e Santana é de fundamental importância para economia local e para garantir mais segurança na via”, disse o senador.
Na nota técnica, solicitada pelo senador Randolfe à Consultoria Legislativa da área de transportes do Senado Federal, constata que a o trecho rodoviário em questão é parte da rodovia AP-010. O trecho inicial da BR-210 começa no entroncamento da rodovia estadual com a AP 070. A nota ressalta que não é prática haver rodovias federais em trechos desconexos do restante da malha federal e que, por isso, caberia a proposição de transformar o trecho inicial da AP 10 (a partir de Macapá e indo até Santana) em rodovia federal, passando essa a ser parte da BR–210. Dessa forma, teríamos a ligação direta tanto do Porto de Santana como da Estrada de Ferro Amapá.
Em audiência com senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o deputado federal Vinicius Gurgel (PR-AP) o ministro garantiu que em breve o estudo estará pronto. “Daqui a oito meses vocês me cobrem a apresentação deste estudo,” disse.
As obras na BR 210 não foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. “Para nós a prioridade é federalizar a rodovia. O estado não está conseguindo duplicá-la e é uma via importante por facilitar o acesso ao Porto de Santana”, finalizou Randolfe.
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