Geral

Senador Randolfe oferece apoio para desenvolver Porto de Santa

Senador vai articular uma agenda com a Secretaria Especial de Portos (SEP) e com o Comando da Marinha



 

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) esteve na manhã dessa segunda-feira, 25, na Companhia Docas e Santana (CDSA) com o presidente, Eider Pena, tratando sobre estratégias para desenvolvimento do Amapá. Randolfe vai articular uma agenda com a Secretaria Especial de Portos (SEP) e com o Comando da Marinha.

De acordo com o presidente da CDSA, existem perspectivas favoráveis de crescimento, apesar das dificuldades na economia no país. “Para se habilitar as oportunidades nós precisamos ampliar o píer. Elaboramos um plano de expansão que aponta essas soluções, inclusive com a construção de terminal de passageiros, orçado em cerca de R$30 milhões”, explicou Eider. A CDSA possui dois píeres um de 150 m e outro de 200 m. “Nós somos a melhor opção de rota, mas não temos infraestrutura suficiente para atender o mercado”, completou.

O senador, que em 2011, já havia incluído R$100 mi ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal para a CDSA reconhece a importância do local para desenvolvimento da economia do estado. “O Amapá é um ponto estratégico geograficamente, precisamos nos aproveitar dessa vantagem e garantir desenvolvimento para o povo, geração de emprego e renda, além de uma saída econômica”, afirmou. Segundo a CDSA primeira movimentação com cargas produzidas pelo cerrado amapaense está prevista para 2015 com navios carregados de soja.

A construção do Porto de Santana (antigo Porto de Macapá) foi iniciada em 1980, inaugurada em seis de maio de 1982, com a finalidade original de atender à movimentação de mercadorias por via fluvial, transportadas para o Estado do Amapá e para a Ilha de Marajó. Todavia, pela sua posição geográfica privilegiada, tornou-se uma das principais rotas marítimas de navegação, permitindo conexão com portos de outros continentes, além da proximidade com o Caribe, Estados Unidos e União Européia, servindo como porta de entrada e saída da região amazônica. Em dezembro de 2002 foi criada a Companhia Docas de Santana.


Deixe seu comentário


Publicidade