O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promove, na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TRE), o treinamento de mesário para 12 estudantes da escola Conexão Aquarela. A capacitação foi desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE), em parceria com a STI.
O minicurso habilitou os alunos a manusear a urna eletrônica para a eleição que ocorrerá na referida instituição de ensino, onde 332 adolescentes da 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental escolherão seus representantes de turmas.
A capacitação foi ministrada pela técnica da STI, Soraya Souza. A ação faz parte do Projeto Eleitor do Futuro e visa conscientizar alunos da rede pública e privada dos ensinos fundamental e médio do Estado quanto à sua responsabilidade em relação ao exercício livre e democrático do voto.
De acordo com o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, a atividade é semelhante ao processo eleitoral oficial, desde as convenções partidárias, registros de candidatura, debates, voto por meio da urna eletrônica e até uma solenidade de diplomação dos eleitos. Ele explicou que a ação se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, o que estimula a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.
O Projeto Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos. No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Essa atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.
Deixe seu comentário
Publicidade