Trote solidário pretende arrecadar kits de higiene bucal
Serão recebidos com um café da manhã no Restaurante da Unifap
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebe os calouros 2015 nessa segunda-feira, 02. Tradicionalmente, a Unifap desenvolve uma programação que marca o início das atividades letivas. Os novos acadêmicos irão reunir-se pela manhã no Restaurante Universitário da instituição para o café da manhã de boas-vindas. Ainda pela manhã, no anfiteatro da instituição, estão previstas apresentação cultural, aula magna proferida pela reitora Eliane Superti e apresentação da ONG Dentistas do Bem.
Este ano a grande novidade justamente é a parceria entre a universidade e a ONG que trabalha para promover a saúde bucal de adolescentes em todo o mundo. O trote solidário em 2105 consistirá na arrecadação de kits de higiene bucal (escovas de dente, fio e creme dental) que serão doados no dia da megatriagem que será realizada na Unifap no dia 28 de abril. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.
Os jovens selecionados pela ONG serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentistas do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos. A organizadora do trote, Cleide Azevedo, afirmou que a ideia em chamar os Dentistas do Bem para a parceria durante o evento foi pensada devido a escassez desse tipo de atendimento para crianças e jovens carentes no estado.
“Nós percebemos o grande número de pessoas que necessitam desse tipo de intervenção em saúde bucal. A maioria é carente e não encontra o serviço na rede pública. Muitos sequer possuem uma simples escova de dente”, informou. A intenção de arrecadar kits de higiene bucal foi compartilhada com os centros acadêmicos, que promovem programações individuais para acolher os calouros. “Porém”, informa Cleide Azevedo, “as doações de veteranos e servidores da instituição são muito bem-vindas”.
A coordenadora regional da ONG no Amapá, a dentista Daiz Nunes, afirmou que o exemplo da Unifap deveria ser seguido por outras Instituições de Ensino Superior Federais, Estaduais e particulares. “Essa é a primeira vez que uma universidade nos chama para essa parceria durante um trote acadêmico. A Unifap está colaborando para que jovens melhorem sua saúde bucal e sua autoestima”, afirmou. Vários postos de arrecadação serão distribuídos na universidade.
Deixe seu comentário
Publicidade