Diário Política

1ª Virada Feminista do Coletivo Juremas conta com 9 atrações culturais

A realização da programação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult/AP).


Em homenagem ao Dia da Mulher (8), a partir de segunda-feira (7) acontece a 1ª Virada Feminista Amapá. O evento é realizado na Escola Estadual Mário Quirino e no Barracão da Tia Gertrudes, ambos locais em Macapá e se estende até a madrugada de terça-feira (8). Começando às 8h, a festividade contou com café da manhã, rodas de conversas e 9 atrações culturais para celebrar a data internacional.

A realização da programação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult/AP), que está trazendo as atrações culturais, e busca evidenciar as lutas das mulheres por seus espaços na vida e na arte. A programação conta com apresentações de música, poesia, oficinas e debates sobre temas que envolvem conquistas e lutas das mulheres por justiça, paz e direitos, ao longo da história.

Para o titular da pasta de Cultura, Evandro Milhomem, o momento é vital para ressaltar a importância da mulher na sociedade amapaense, que repassa tradição, formações históricas, culturais e sociais fundamentadas em figuras femininas. “São 24 horas de festividade e cultura. Essas mulheres se unem às suas ancestrais reunindo forças para a luta diária. Elas clamam às tias do Marabaixo: Tia Gertrudes, Tia Natalina, Tia Chiquinha, Tia Biló, Tia Dica Gongó, Tia Sinhá, Tia Vevina, Mãe Luzia, Tia Luci, Mãe Venina, Tia Davina, Tia Gitóca, Tia Guita, Tia Cândida e todas as Orixás femininas, fundamentais para a cultura do nosso estado”, completou.

A celebração também conta com a participação de figuras como a Laura do Marabaixo, Verônica dos Tambores, Piedade Videira, Pagodelas, Mulheres que gingam no meio do mundo, Zimba, Tocadoras do Raízes da Favela, Tocadoras do Berço do Marabaixo, Tocadoras do Curiaúe e Tocadoras do Marabaixo da Juventude.


Deixe seu comentário


Publicidade