Nota 10

242 anos da Fortaleza de São José de Macapá é comemorado com valorização da cultura popular amapaense

Programação começa na segunda-feira, 18, com missa e exposições artísticas


 

A Fortaleza de São José, maior fortificação do Brasil, completa 242 anos de existência nesta terça-feira (19). Localizado às margens do Rio Amazonas, o monumento histórico é um dos cartões postais mais importantes do Amapá. Para celebrar a data, o Governo do Amapá preparou uma programação especial que valoriza a cultura popular.

 

O evento começa na segunda-feira, 18, com programação aberta ao público. Haverá missa, exposição de artesanatos indígenas, de plantas ornamentais e medicinais, e de obras da Galeria de Artes Samaúma. Construída para proteger as fronteiras do ‘Cabo Norte’, como era conhecido o Amapá no período colonial, a Fortaleza de São José de Macapá é a única do seu tipo no Brasil e representa um importante símbolo da formação territorial do país.

 

Para a  secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira di Miceli, a programação com foco na cultura popular é um reconhecimento à trajetória da miscigenação amapaense e à necessidade da manutenção de espaços culturais.

 

 

“Nesta fortificação estão gravados momentos históricos, episódios singulares que fazem parte da nossa memória e identidade. Atualmente, este patrimônio passa por um processo de requalificação que visa tanto à preservação, quanto a sua aproximação com a população. Isso contribui para o desenvolvimento da nossa cultura e para a construção de um futuro mais próspero para o Amapá, onde este espaço também será se tornará abrigo seguro para a convivência e para o fazer cultural”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira di Miceli.

 

A gerente do Museu da Fortaleza, Flávia Souza, explica que a programação busca dar visibilidade aos povos originários e afro-brasileiros, reconhecendo sua importância na história e na cultura do Amapá, remarcando assim a representatividade e novos significados deste patrimônio.

 

 

“Precisamos assegurar a visibilidade dos povos indígenas e afro-brasileiros em um monumento histórico, principalmente nesta data tão significativa. Reconhecemos que nossa cultura é majoritariamente composta por esses povos, que simbolizam resistência e luta. É crucial desenvolver ações de preservação da história e da cultura contextualizadas pela memória associada à formação do povo amapaense e à construção desta fortaleza. Hoje, ela também é um espaço de convivência ressignificado por novos usos e pelo pertencimento à identidade do nosso estado”, ressaltou Flávia.

 

Fortaleza de São José de Macapá

Inaugurada no dia 19 de março de 1782, a Fortaleza de São José ocupa uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados, sendo um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense. A fortificação foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 22 de março de 1950, em um ato de reconhecimento a sua importância histórica e arquitetônica.

 

Em 2007, o local se tornou um museu. Nos dias atuais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) é o órgão público responsável pelo monumento.

 

Confira a programação do aniversário de 242 anos da Fortaleza de São José de Macapá:

Segunda, 18

15h às 18h: Feira de Artesanato Indígena

16h: missa em celebração aos 242 anos da Fortaleza de São José de Macapá

 

Terça-feira, 19

Hora: das 10h às 18h:

Exposição da Galeria de Artes Samaúma

Feira de Artesanato Indígena

Exposição de plantas ornamentais e medicinais

16h: roda de capoeira

16h30: apresentação do grupo Banzeiro Brilho de Fogo

 


Deixe seu comentário


Publicidade