29º Encontro dos Tambores acontece nesta quinta-feira, 14; veja a programação
Evento acontece no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá
Com apoio do Governo do Amapá, inicia nesta quinta-feira, 14, o 29º Encontro dos Tambores no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá. Serão 12 dias de programação, até 26 de novembro, que contarão com apresentações de marabaixo e capoeira, entre outras manifestações culturais, além de palestras, rodas de debates e oficinas.
O evento é coordenado pela União dos Negros do Amapá (UNA) com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, explica que a cultura afro-brasileira é um dos pilares mais significativos da identidade e da história do Amapá. Por isso, o Encontro dos Tambores atua como ponto central de todas as raízes culturais existentes no estado.
“Ela não apenas enriquece o panorama cultural, mas também desempenha um papel essencial na construção da riqueza social e na formação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. A cultura afro-brasileira é relevante para construir a riqueza social do Amapá, contribuindo nas áreas da arte, música, religião, culinária e influência nas tradições contemporâneas”, frisou Josilana.
Confira a programação desta quinta-feira, 14:
- Tema de abertura: Celebração dos Tambores Ancestrais
o 18h – Ritual Adurã Ni Orixás;
o 19h30 – Espetáculo “Ritmos do Meio do Mundo”, com Mamãe Oxum, hip-hop, capoeira, escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados, Vominê, povos originários, marabaixo e encerramento com a grande árvore Baobá;
o 20h – Lançamento do projeto “Mulher Preta na Percussão”;
o 20h20 – Rufar dos Tambores, com marabaixo e batuque;
o 20h40 – Apresentação de Mina Nagô, do Terreiro Santa Bárbara;
o 21h – Apresentação do grupo “Bantu Afro Brasileiros”, com o projeto africano “Côté Bénin”;
o 21h20 – Grupo de dança “Palikur Arukwayene do Tambor”;
o 22h – Show do Costa Norte.
Deixe seu comentário
Publicidade