Nota 10

Alap concede título de Cidadã Amapaense à reitora da UEAP, Kátia Paulino

O título é um reconhecimento ao trabalho incansável da reitora na UEAP, pautado pelo compromisso com a qualidade e a inclusão social


 

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) outorgou o título de Cidadã Amapaense à reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Kátia Paulino dos Santos, durante o Grande Expediente da sessão ordinária na manhã desta segunda-feira (1º), no plenário Deputado Dalto Martins.

 

Para a autora da homenagem, deputada Aldilene Souza (PDT), o título é um reconhecimento ao trabalho incansável de Kátia Paulino dos Santos na UEAP, pautado pelo compromisso com a qualidade e a inclusão social. A reitora é participante de diversos projetos de extensão, entre eles um voltado ao empoderamento político e acadêmico de mulheres militantes de causas sociais ou em situação de vulnerabilidade. A parlamentar destacou que a homenageada foi a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da instituição, eleita em 2018 e reeleita em 2022.

 

 

“Já publicou vários estudos voltados a projetos sociais, entre eles políticas de fomento à economia solidária e à luta pela sobrevivência. Fez uma análise sobre a associação de catadores, publicou também pesquisas sobre violência contra homossexuais na cidade de Macapá e as estratégias de combate adotadas pelo poder público. Contribuiu para publicações sobre deficiência visual e políticas públicas, analisando o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual. Também divulgou estudos sobre educação inclusiva no município de Macapá, abordando estratégias de inclusão para crianças com transtorno do espectro autista”, ressaltou a deputada.

 

A gestão de Kátia Paulino é marcada por avanços na educação e na ampliação da UEAP, com a instalação do novo campus na região dos Lagos, abrangendo os municípios de Macapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho. Também houve a criação de novos cursos e, neste ano de 2025, a instituição registrou um recorde de mais de três mil inscritos no curso de Direito. Outra conquista foi a realização de concurso público e a nomeação de 179 novos professores aprovados.

 

A deputada Aldilene Souza destacou ainda o empenho da reitora na inclusão do curso de graduação em Terapia Ocupacional entre as metas e prioridades da administração pública estadual. “O Estado é carente de profissionais dessa área, e muitos pais, mães e pacientes sofrem com a falta de acesso ao tratamento. A criação desse curso permitirá a formação de profissionais locais e ajudará a reduzir esse déficit”, frisou.

 

 

Entre as diversas realizações de Kátia Paulino, que chegou ao Amapá aos nove anos de idade com seus pais, estão sua graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), em 2005, e seu doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Ela também possui mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como professora adjunta na UEAP, pesquisadora em políticas educacionais e gestão, além de professora convidada no mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE.

 

Com 24 anos de serviço público no Amapá, Kátia Paulino foi professora, conciliadora e ocupou cargos na Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Eleita reitora da UEAP em 2018 e reeleita em 2022, seu mandato segue até 2026. Seu trabalho tem sido fundamental para o avanço da educação no Estado, tornando-a merecedora do reconhecimento.

 

Ao agradecer a homenagem, Kátia Paulino expressou seu “orgulho enorme” e dedicou a honraria aos presentes na sessão. “Espero honrar minha cidade, contribuindo da forma que for possível”, declarou. Em seu discurso, narrou sua trajetória e destacou a importância das parcerias para a execução de projetos na UEAP. A solenidade contou com a presença de parlamentares, amigos e familiares da homenageada.

 


Deixe seu comentário


Publicidade