Aluno da Escola Gabriel de Almeida Café vai representar o Amapá no programa Jovem Senador
Gabriel Oliveira disputou com mais de 2 mil candidatos, e venceu concurso de redação promovido pelo Governo do Estado
Em uma cerimônia que celebrou o papel dos jovens na política, o Governo do Estado revelou nesta sexta-feira, 21, o estudante que vai representar o Amapá no programa Jovem Senador 2024. O escolhido para viajar até Brasília (DF) e conhecer o Senado Federal de perto foi o aluno Gabriel de Oliveira, de 17 anos, da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café.
“Passei quatro noites fazendo a redação e estou muito emocionado com o resultado. É um orgulho muito grande que estou dando para a minha família, depois de todo o apoio que me deram. Aconselho os jovens a se agarrarem nas oportunidades que aparecem, porque você nunca sabe qual pode ser o resultado”, contou o jovem, ao receber o prêmio.
O aluno foi selecionado entre mais de 2 mil candidatos, a partir de um concurso de redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. O resultado foi anunciado pelo vice-governador do Amapá, Antônio Teles Jr., que aproveitou a ocasião para ressaltar o papel da educação na mobilidade social.
“Aplicamos esse programa nas escolas públicas para enraizar na sociedade a ideia de que o conhecimento é capaz de tudo. O poder legislativo é uma caixa de ressonância dos anseios da população, por isso é tão importante incentivar a participação dos jovens nesse espaço”, ressaltou o vice-governador.
Este foi o primeiro ano em que todos os 16 municípios participaram da competição, que envolveu 123 escolas de ensino médio do Amapá. Para a secretária de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu, o programa impulsiona o protagonismo estudantil e incentiva o interesse dos estudantes no sistema político brasileiro.
“Estar aqui é perceber que todos podem sonhar e conquistar seus objetivos. Esse envolvimento dos 16 municípios representa o empenho da nossa rede de educação em trazer esses debates para a sala de aula, porque a política é lugar de todos”, explicou Edilene.
Jovens Senadores
A grande novidade deste ano foi anunciada pelo senador Randolfe Rodrigues, que participou da cerimônia e revelou que os estudantes que ficaram em segundo e terceiro lugar também viajarão para Brasília, para atuar como assessores parlamentares.
“A escolha do jovem senador é feita a partir do conhecimento do aluno, para demonstrar a qualidade que tem a escola pública. A educação pública é o único caminho possível para a promoção dos mais pobres. Só através do ensino, se muda o mundo”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues.
O segundo e terceiro lugar no concurso ficou para os alunos Maria Eduarda Costa, da Escola Estadual Antônio Lima Neto, e Francinei Conceição, da Escola Estadual Tessalônica, respectivamente.
Para o jovem Francinei, de 17 anos, a chance de viajar até a mais alta casa legislativa do país é a realização de um sonho. “A Escola Tessalônica fica em uma comunidade rural de Macapá, então ter a chance de viajar até Brasília é ainda mais significativo para nós. Espero conseguir aproveitar ao máximo essa experiência aberta pelo programa”, contou.
Deixe seu comentário
Publicidade