Nota 10

Aluno expõe embarcação com acessibilidade na 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá

Alerrandro Souza, de 15 anos, é estudante da Escola Estadual Prof. José Ribamar Pestana e desenvolveu método de navegação para Pessoas com Deficiência (PCD)


A 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap) iniciou na terça-feira, 24, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. Promovido pelo Governo do Estado, o evento divulga trabalhos de estudantes sobre diversas áreas, incluindo meio ambiente e biologia. Um dos destaques da programação é o projeto do aluno do 1º ano do ensino médio da E. E. Prof. José Ribamar Pestana, Alerrandro Souza, de 15 anos, que criou o Barco Acessível.
O protótipo, intitulado “Capitania R. Sassaki”, é feito de isopor e apresenta métodos de acessibilidade desde a entrada, com rampas e elevadores para cadeirantes. Também estão presentes pisos táticos, camarotes adaptados com barras de apoio e decorações pensadas para pessoas com Transtorno do Aspectro Autista (TEA).
“Eu viajava de barco com meu avô pelo rio Amazonas, e sempre percebi essa falta de locais específicos para Pessoas com Deficiência. A ideia surgiu com estímulo da minha professora, que passava atividades, perguntava como estávamos, e assim, idealizei um projeto que inclui conforto e acessibilidade para todos”, explicou o estudante.
O principal objetivo da “Capitania R. Sassaki” é garantir o direito de deslocamento. O projeto também apresenta tecnologias de mecânica, com luzes em LED e três hélices que movimentam a embarcação na água.
“Na escola, trabalhamos e incentivamos as metodologias práticas. O Alerrandro sempre falou da paixão por barcos e das aventuras com o avô pela Amazônia, então, quando descobri o potencial dele para construir protótipos, fizemos uma amostra pedagógica. Precisamos incentivar os alunos a investirem em talentos e singularidades”, ressaltou a orientadora de Alerrandro Souza, professora Laudiclea Carvalho.
12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
A Feceap é uma parceria das Secretarias de Estado da Educação (Seed), Ciência de Tecnologia (Setec), e coordenada pelo Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação.
O objetivo do evento é incentivar a pesquisa e a ciência na educação básica, além de promover o protagonismo estudantil, a socialização e estimular a criatividade. A feira estará aberta para visitação da população até esta sexta-feira, 27, das 8h às 17h, na Escola Estadual Tiradentes, localizada na Av. Fab, nº 128, bairro Santa Rita.


Deixe seu comentário


Publicidade