Nota 10

Alunos da rede estadual participam de exposição interativa sobre a importância das vacinas

Evento oferece informações sobre marcos históricos dos imunizantes, tipos de vacina e calendário vacinal.


 

O Governo do Amapá levou 200 alunos da rede estadual para a ‘Exposição Vacina’, que reforça a importância da vacinação para a saúde pública. Os adolescentes das escolas estaduais Nancy Nina da Costa, Mário Quirino da Silva, Antônio Messias e Maria Merian, todas de Macapá, tiveram a oportunidade de aprender sobre marcos históricos dos imunizantes, tipos de vacina, calendário vacinal, entre outras informações. A visita aconteceu na terça-feira (08)

 

A exposição é promovida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos da Fiocruz e pelo Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, em parceria com o Governo do Estado. A ideia é reduzir a desinformação sobre vacinas, por meio de uma linguagem de fácil entendimento e recursos tecnológicos como painéis, aparatos de interatividade, jogos e multimídias.

Para o estudante Javson Edian, da Escola Mário Quirino, o momento foi de ampliar os conhecimentos sobre um assunto que ele já tinha curiosidade de se aprofundar.

 

“Aluno é curioso, a gente não quer só ir vacinar. Quer entender como é feito, por que e como acontece e aí, nessa exposição, com todas essas formas de informação disponíveis, eu consegui aprender bastante”, disse o jovem.

 

Desde que a exposição começou na segunda-feira (07) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) mobiliza os gestores escolares para que os alunos possam participar.  Atualmente, o Amapá é referência em vacinação e se mantém líder na imunização contra a Influenza, com quase 100% da meta vacinal, em 2023, e 95% de cobertura contra a Poliomielite, em 2022. O objetivo é incentivar que os amapaenses continuem se protegendo.

 

“A gente entende que os nossos alunos podem ajudar no sentido de levar as informações aprendidas hoje aos familiares e outros amigos, o que pode influenciar no aumento da cobertura vacinal”, apontou o técnico pedagógico do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando da Seed, Mário Costa.

 

Caso outras instituições de ensino queiram agendar visitas para grupos maiores, devem entrar em contato pelo e-mail coberturavacinal@bio.fiocruz.br. Como parte da recepção aos visitantes, uma equipe de mediadores está preparada para responder às dúvidas do público e trocar informações. A exposição é gratuita e segue aberta ao público até o dia 26 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h e no sábado, das 9h às 17h.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade