Nota 10

Amadeu Cavalcante faz show no Projeto MPA

A cada sexta-feira tem um artista amapaense e seus convidados se apresentando no Projeto Música Popular Amapaense – MPA, na Rodovia 010, Monumento Marco Zero do Equador (Meio do Mundo) 



 

Hoje (17) é a vez do consagrado cantor e compositor, Amadeu Cavalcante, fazer soltar a voz em nome da música amapaense. É um dos precursores do Movimento Costa Norte, criado na década de 1980, juntamente com Osmar Júnior, Zé Miguel e Val Milhomem, que se propôs a valorizar, através de suas músicas, as “coisas” do Amapá.

É com esse mesmo propósito que o Projeto MPA foi criado, resgatando o que já foi motivo de destaque dos artistas da música tucuju, mas que sofreu um certo desgaste e que agora está mais forte. Unindo pela música os demais segmentos da cultura artística do povo amapaense.

Amadeu Cavalcante é filho do Amapá, nascido na capital Macapá, em 2 de setembro de 1961 e iniciou sua carreira profissional cantando nos bares de Macapá na década de 1980. Em 1989, lançou o primeiro disco da carreira, o LP Sentinela Nortente, em parceria com o também cantor e compositor amapaense Osmar Júnior, que compôs todas as canções. Em 1991, lança o segundo disco, Estrela do Cabo Norte, gravado no Rio de Janeiro.

Em 1996, foi a vez de Tarumã, que traz na capa a pintura do artista plástico amapaense Da Gama, retratando a lenda folclórica do rio Calçoene, retrata na canção que dá nome ao disco.] O CD foi gravado (MM Studio) e masterizado (Studio José São Paulo) no Rio de Janeiro.

A partir de abril de 1997, Amadeu Cavalcante passa a integrar o Quarteto Senzalas, junto com os músicos Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes, lançando o CD Dança das Senzalas, em 1999, e realizando apresentações ao vivo nos palcos brasileiros por meio do Projeto Pixinguinha e na Europa. Mais tarde Zé Miguel deixou o Senzalas.

Com o grupo Senzalas Amadeu Cavalcante participou da gravação dos CD’s: Dança das Senzalas (com Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes (1999); Tambores do Meio do Mundo (Senzalas – 2010).

O artista também gravou o CD Amadeu Cavalcante Em Família (2011), com a esposa Rosane Rodrigues e as três filhas, Loren Cavalcante, Anne Cavalcante e Hanna Cavalcante, todas cantoras, e em dezembro de 2014 gravou seu último CD solo “Equinócio”.

Para o show de hoje, às 20h, ele convidou os cantadores Sabatião, Rosane Rodrigues e Cléverson Baia.


Deixe seu comentário


Publicidade