Amapá Jazz Festival chega aos quinze anos com atrações nacionais e internacionais
O saxofonista paraense Elias Coutinho, o músico Paulo Flores, de São Paulo, e o baixista Michael Pipoquinha são as atrações nacionais
A 15ª edição do Amapá Jazz Festival será nos dias 19, 20 e 21 de outubro, consolidando o evento como o maior do gênero musical da Amazônia. Atrações locais, nacionais e internacionais, participações especiais e homenagens estão confirmadas para os três dias de música gratuita, na frente do rio Amazonas, pátio da Casa do Artesão, a partir de 19h. A criação, concepção e realização é do músico, cantor, compositor e produtor amapaense Fineias Nelluty, e tem o patrocínio do Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).
O saxofonista paraense Elias Coutinho, o músico Paulo Flores, de São Paulo, e o baixista Michael Pipoquinha são as atrações nacionais. Os três têm vasta carreira musical, solo e em parceria, com apresentações, discos e participação em festivais. As atrações internacionais são o saxofonista Ivan Mazuze angolano que vive na Noruega; a cantora pianista Régine Martial e banda, da Guiana Francesa; e o grupo franco-brasileiro Guyamapá. Esta é a segunda participação de Mazuze no Amapá Jazz Festival, e Régine faz sua estreia no evento.
Do Amapá, estão confirmados o grupo Amazon Music, Marrecos Land, Anthony Barbosa e João Amorim. O Grupo Senzala encerra o Amapá Jazz Festival. Todos, grandes expressões da música local.
Nesta 15ª edição, o homenageado é o músico Hernani Vitor, violonista falecido em 2022. Um reconhecimento ao artista que sempre apostou na inovação, e é o criador do projeto Os Mocambos, cujo disco gravado em 1973, é um ato de resistência cultural, por ser o primeiro a reproduzir os ritmos de marabaixo, batuque e folia dos santos. Hernani também integrou a Orquestra Primavera, que ganhou destaque em nível nacional.
Atrair público novo para os eventos de música instrumental foi o motivo inicial de um movimento musical liderado por Finéias Nelluty, que idealizou primeiramente a formação do grupo Amazon Music. A adesão de uma plateia diversificada foi o incentivo que precisava para a realização do primeiro Amapá Jazz Festival, em 2008, uma estreia em grande estilo, com a participação de artistas de reconhecimento nacional e internacional. Na esteira do sucesso e popularização do jazz, Fineias agregou o Jazz na Calçada, uma prévia do Festival que antecede o grande evento.
Finéias garante o mesmo padrão das edições anteriores, com som e iluminação de qualidade, horário respeitado, segurança, e o cenário natural do verão amazônico, às margens do rio Amazonas. “Mais uma vez o Amapá Jazz Festival vai proporcionar músicos grandiosos, de talento reconhecido, e o público pode apreciar música boa, reencontrar amigos, dançar, neste ambiente lindo que é a orla de Macapá, e de graça”.
Confira a agenda do festival:
Dia 19 de Outubro:
19h – Amazon Music – Amapá
20h – Paulo Flores – São Paulo
21h – Guyamapá – Guiana Francesa/Amapá
22h – João Amorim – Amapá
Dia 20 de outubro
19h – Marrecos Land – Amapá
20h – Elias Coutinho – Pará
21h – Michael Pipoquinha – São Paulo
Dia 21 de Outubro:
19h – Anthony Barbosa – Amapá
20h – Régine Martial – Pará
21h – Ivan Mazuze – Noruega
22h – Grupo Senzalas – Amapá
Deixe seu comentário
Publicidade