Amapaense Maria Helena Amoras lança livro ‘Devaneios’
Maria Helena não esquece seu rico torrão, tanto prova que vem a Macapá para lançar sua obra ‘Devaneios’ como forma de agradecimento por tudo que conquistou.
Eliazar Bezerra
Especial para o Diário do Amapá
A escritora Maria Helena Amoras, após o sucesso do livro ‘Macapá, um rastro de pirilampos’, lança seu primeiro livro de poesias, intitulado ‘Devaneios’. O lançamento será dia 6 de outubro, sexta-feira, a partir da 18h, no salão nobre da Biblioteca Pública ‘Elcy Lacerda’, no centro da capital. A obrareúne 58 poesias, uma variedade temática e estrutural tão grande, versando sobre questões que descortinam a vida de todos nós, como o bom ânimo, saudades e lembrança, entre outras. Um convite para nos reencontrarmos, permitindo expandir nossa visão de mundo, de maneira real.
Maria Helena, poetisa amapaense, não esquece seu rico torrão, tanto prova que vem a Macapá para lançar sua obra ‘Devaneios’ como forma de agradecimento por tudo que conquistou. Espera contar com presença de seus ex alunos, colegas professores, poetas e do público em geral, sendo ainda oportunidade de um bom bate papo. Maria Helena atualmente reside em Belém do Pará, mas sempre vem a Macapá rever familiares e amigos.
Halda Amoras, filha da escritora, em nome da família afirma: “Nascemos, crescemos, tornamo-nos pessoas adultas, buscamos uma profissão, trabalhamos, casamos, formamos família, construímos uma imagem de profissional, de mãe, mas fica lá no fundinho da alma algo que você gostaria de ao longo da vida poder ter oportunidade de fazer, algo que está muito intrínseco, muito íntimo no seu ser. No caso dela, mulher, mãe, educadora, poetisa, escritora, que tem uma sensibilidade ímpar, que desabrochou esta vontade, aí ela está colocando um pouquinho daquilo que ficou guardado no seu seio, por longo tempo, por longos anos, e veio para o papel, para compartilhar conosco sentimentos que estão também em nós. Acredito que ainda falta muita coisa. Vamos conceber assim, o tempo às vezes é muito cruel conosco, porque a idade chega e as dificuldades emocionais vão crescendo, e você não consegue mais colocar isso no papel”.
Sobre a autora – Professora, escritora, poetisa, Maria Helena Amoras dos Santos nasceu em 29 maio de 1930, no município de Amapá. Aos 18 anos transferiu-se para a capital, Macapá, para cursar a Escola Normal no Instituto de Educação do Amapá (Ieta), hoje Universidade Estadual do Amapá (Ueap), já trazendo na bagagem algumas poesias.
Professora de várias gerações, lecionou em diversas escolas públicas amapaenses. Entre outras atividades, foi diretora da Associação dos Professores do Amapá. Em 2016 foi condecorada com a comenda Notável do Memorial do Estado Amapá.
Nos altos de seus 87 anos de idade, continua escrevendo belas poesias com sensibilidade peculiar, um eterno reinventar da vida. Professora aposentada de Português, atualmente reside em Belém do Pará. Maria Helena escreve poemas, crônicas e contos que podem ser encontrados na Coletânea Amapaense Poesia e Crônica, lançada em 1988. Ela também de vez em quando publica na página de facebook algumas de suas poesias.
Deixe seu comentário
Publicidade