Amapaenses conhecem experiências educacionais da França
Objetivo é trazer contribuições para aprimorar avaliações de fluência em leitura, além de formar parcerias para a formação de professores e intercâmbio de estudantes
Uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seed) está em Paris, em um encontro com representantes do Ministério da Educação do país europeu para conhecer o sistema de avaliação francês e trocar experiências que possam contribuir para o aprimoramento das avaliações de fluência em leitura no Amapá.
Também é uma oportunidade para avaliar parcerias com instituições francesas para, por exemplo, a formação de professores e intercâmbio de estudantes. O encontro faz parte da ação “Juntos pelo Direito de Aprender”e segue até sexta-feira, 14.
A gestora da Seed, Sandra Casimiro, acredita que a ação gera um leque de opções nas estratégias que estão sendo montadas no Amapá para avaliar a aprendizagem dos alunos dos ensinos fundamental e médio.
“Conhecer as experiências da França e o método que eles utilizam de avaliação causa uma reflexão do que a gente conseguiria viabilizar e melhorar dentro do nosso estado, tendo como referência as práticas internacionais”, apontou Sandra.
O encontro também conta com a presença de outros 25 secretários de Educação de estados brasileiros. Trata-se de uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e Fundação Cesgranrio, e faz parte do plano de trabalho do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Sobre o Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades, está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais de educação pública, além da colaboração entre as unidades federativas.
Deixe seu comentário
Publicidade