Nota 10

Ancestralidade e união de manifestações culturais afros marcam o 29º Encontro dos Tambores

Uma mistura de ritmos negros encantou o público na primeira noite do evento, com apoio do Governo do Amapá, que segue até 26 de novembro


 

Ancestralidade e união de manifestações culturais marcaram a noite de abertura do 29º Encontro dos Tambores, ocorrida na noite de quinta-feira, 14, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, em Macapá. O evento é organizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio do Governo do Estado.

 

Sacerdotes, sacerdotisas e integrantes de religiões de matriz africanas foram os primeiros a subir no palco principal para apresentação em forma de tambor. O público presente se encantou com um ritual de purificação e saudação aos Orixás, encerrando com banho de cheiro.

 

Na cerimônia de abertura, uma verdadeira mistura de ritmos e manifestações. Além do balé afro, teve ainda hip-hop, escolas de samba, batuque, marabaixo e o vominê (da Festa de São Tiago, de Mazagão Velho); ritmos negros que colocou todo mundo para dançar.  Destaque para a participação inédita de representantes dos povos originários (indígenas).

 

O público também se rendeu ao lançamento do projeto “Mulher Preta na Percussão”. Um grupo de maioria feminina usou os tambores para mostrar os sons da ancestralidade, negritude e resistência.

 

 

“Não se trata apenas de festa, mas também de exaltar nossa história e cultura. O Encontro dos Tambores integra as comunidades não só pela cultura, mas também pela união e pela resistência”, avalia a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

 

No encerramento da primeira noite, o show do Movimento Costa Norte. Zé Miguel, Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante e Osmar Junior encantaram o público com o melhor da Música Popular Amapaense (MPA).

 

 

“Cada apresentação é emocionante. Sem dúvida, aqui temos a chance de ver a história e a cultura do povo negro”, destacou a professora Erica Sampaio, 48 anos, que participou da noite de abertura.

 

29º Encontro dos Tambores

O Encontro dos Tambores, que tem como tema este ano: “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, acontece no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá. Ao todo serão 12 dias de programação, em celebração ao mês da Consciência Negra.

 

O evento é coordenado pela União dos Negros do Amapá (UNA) com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Programação desta sexta-feira 15

* 8h30 às 19h – Exposição do projeto “Meninos do Campo Fazendo Arte”, com alunos da Escola Estadual André Neves Rosa;

* 9h às 17h – Oficina do projeto “Meninas Kandengues”, da Escola Estadual General Azevedo Costa;

* 9h às 17h – Mesa de diálogo “Educação Patrimonial: Passado e Futuro do Bem Cultural: o Processo de Registro e o Plano Salvaguarda do Marabaixo”;

* 18h30 – Performance teatral “O Santo e a Festa”, do grupo do distrito do Abacate da Pedreira;

* 19h – Apresentação de reggae, com os DJs Joel Roots, Ronnie Pedra e Flávio Roots;

* 19h30 – Encontro Cultural Afro Ameríndio;

* 22h30 – Show cultural com o grupo “Tocadores do Norte”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade