Nota 10

Arraiá do Povo: Forrozão do Primo Sebastian vai selecionar grupo amapaense para concorrer em festival nacional

A seletiva segue nesta quarta-feira, 28, com a apresentação de cinco grupos, na área externa da Fortaleza de São José


 

O Arraiá do Povo deu espaço ao 5º Forrozão do Primo Sebastian, na terça-feira, 27, Dia do Quadrilheiro Junino. A seletiva vai definir qual grupo amapaense vai concorrer no Festival Brasileiro de Quadrilhas Juninas. O clima agradável atraiu o público, que lotou as arquibancadas para assistir as performances dos grupos Piranhas dos Matutos, Explosão Junina, Simpatia da Juventude, Revelação e Sorriso Cristalino.

 

O evento segue nesta quarta-feira, 28, a partir das 19h, com a apresentação da Estrela Santanense; Evolução Junina, Estrela do Norte, Explode Coração e Guerreiros do Fogo. Promovido pelo Governo do Estado, o Arraiá do Povo reúne os maiores festivais da quadra junina amapaense e segue até domingo, 2, com show da banda Falamansa, na Fortaleza de São José.

 

 

Público empolgado

O casal Saulo Costa e Cristiane Tamires chegou cedo para garantir lugar e estava atento às atrações juninas, mas também ao pet Theo, um poodle de cinco anos de idade. “Estamos vindo pela primeira vez hoje. Me chamou muito a atenção a organização do espaço, a grandiosa estrutura, que permite uma visão privilegiada das quadrilhas”, diz Cristiane.

 

O espaço destinado aos empreendedores atraiu muitos clientes em busca das diversas iguarias e bebidas oferecidas. No cardápio, tem comidas típicas, batatas e macaxeira fritas, dentre outras delícias. Na barraquinha de maçã e uva do amor, a empreendedora Evilene de Oliveira Barros diz que o movimento foi além das expectativas por se tratar de um dia de semana.

 

“É uma oportunidade de ter uma renda extra. Esperava até um movimento menor por se tratar de uma terça-feira, mas hoje surpreendeu”, conta.

 

Ali pertinho, o vendedor Edson Lobato atendia ao público da barraca que vende cachorro-quente e carne na chapa. Ele diz que o movimento estava razoável. “Os eventos estão retornando a todo vapor e as pessoas estão voltando à normalidade. Claro, a quadra junina tem essa característica de sempre chamar a atenção”, avalia.

 

A primeira quadrilha a se apresentar foi a Simpatia da Juventude. Trouxe como tema um “casamento entre África e Brasil”. Com simpatia e garbo, os integrantes buscavam agradar a exigente banca de jurados.

 

A segunda a entrar na quadra foi a Revelação, do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. Trouxe a temática “A salvação de Lampião no Forrozão da Revelação”, relembrando a saga do rei do Cangaço.

 

“Estou há 34 anos como marcador. Aqui, buscamos sempre mostrar um bom trabalho. O que vem como resultado é consequência disso”, diz o marcador da Revelação, José Figueiredo.

 

“É uma maratona gratificante”, resume a miss caipira da Revelação, Clícia Pacheco.

 

Na programação também foram anunciados os grupos estiliziados vencedores do 4º Festival Junino Sandro Rogério, que encerrou na segunda-feira, 26. As quadrilhas Simpatia e Revelação foram as grandes vencedoras; Explosão Junina foi a vice-campeã; enquanto a Guerreiros de Fogo ficou com a terceira colocação.

 

 

Organização

O Governo do Amapá realiza o Arraiá do Povo, com investimentos de R$ 2 milhões. Os recursos articulados pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, com contrapartida do Governo do Estado.

 

O evento reúne 53 grupos juninos que se apresentam nos três maiores festivais do Amapá: 4º Festival Junino Sandro Rogério; 5º Forrozão do Primo Sebastian e 14º Arraiá do Meio do Mundo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade