Nota 10

Artigo de acadêmico de Artes Visuais é publicado em periódico Qualis A1

Trabalho de Erlom Santos é fruto da pesquisa de iniciação científica, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Wosniak, e foi publicado na edição 59 da Revista da Fundarte


 

O artigo “Investigações poéticas dissidentes na comunidade amazônica de Anajás: construir potência a partir de ritos ancestrais”, fruto do trabalho de iniciação científica do acadêmico de Artes Visuais, Erlom da Silva Santos, foi publicado na 59ª edição da Revista da Fundarte, classificada como Qualis A1 nas áreas de Arte, Educação, Filosofia, História, Interdisciplinar, Linguística e Literatura pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.

 

Sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Wosniak, a pesquisa desenvolvida abordou potência cultural da comunidade amazônica de Anajás, explorando como os ritos ancestrais podem ser uma fonte de resistência poética.

 

“A ideia surgiu a partir de uma inquietação minha, que sou morador da cidade de Anajás, no Pará. Então, comecei a registrar imagens, principalmente, das casas de farinha que atualmente estão desaparecendo; registrar também essa prática ancestral e cultural que é o fazer farinha e, a partir desses registros feitos na ida em campo, voltei para o Laboratório de Artes da Unifap e comecei o trabalho artístico em si. Aqui, utilizei procedimentos fotográficos alternativos como a cianotipia a fitotipia e antotipia”, explica Erlom.

 

A Revista da Fundarte é indexada em importantes plataformas acadêmicas, incluindo REDIB, Google Acadêmico, DOAJ, Diadorim, Latindex, Sumários e Miguilim. “A inserção de nossos bolsistas em revistas de alto impacto acadêmico reflete a qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas na nossa Instituição. Este trabalho, em particular, contribui significativamente para a valorização e preservação das culturas amazônicas”, observou Wosniak.

 

Para o orientador, a publicação não só reconhece a excelência do trabalho de Erlom Santos, mas também reforça o compromisso da Unifap em promover pesquisas que dialoguem com a diversidade cultural e os saberes tradicionais, contribuindo para a construção de um conhecimento mais inclusivo e representativo.

 


Deixe seu comentário


Publicidade