Nota 10

Artistas amapaenses realizam Sarau para demonstrar afeto e admiração pela poeta Glória Araújo

Programação conta com declamações de obras da poeta, ensaio aberto de artistas da Casa Circo, música com Geison Castro, Mestre Grilo, grupos lítero-musicais, Tatamirô, Poetas Azuis, Poesia na Boca da Noite, Coletivo Juremas, entre outras apresentações


 

Na próxima quinta-feira, 4 de julho, os amigos da poeta Glória Araújo realizam na Casa Circo, área central de Macapá, um Sarau para homenagear a trajetória poética dessa linda pessoa, que merece todo amor, carinho e respeito.

 

O Sarau conta com exposições de arte, participações de poetas, músicos, atores de teatro e Circo, e também amigos e parentes da Vó Glória, como muitos a chamam.

 

Glória encontra-se em tratamento médico, atualmente, e seus amigos se unem numa homenagem de amor, carinho e admiração pela poeta.

 

A escritora é daquelas pessoas por quem você se apaixona à primeira vista. Amorosa, afeita a afetos. Se perguntares a qualquer um que a conheça, entre um comentário e outro, ouvirá: “Que pessoa maravilhosa!”, de uma beleza poética que se expande a todos à sua volta.

 

Com uma escrita, em grande parte, rimada e com toques apimentados de humor, tem sempre uma história para contar, como por exemplo, no poema “A Rede”, um dos mais conhecidos de sua vasta obra.

 

 

A poeta tem 84 anos, nasceu em Belém do Pará, em 7 de dezembro de 1939, mês propício ao nascimento de Poetas. Aos 13 anos já era pianista e passou a lecionar no conservatório Carlos Gomes, em Belém, e logo depois veio a estudar acordeom.

 

Numa das vezes que o Mestre Luiz Gonzaga se apresentou em Belém, ela foi à Praça com as amigas para prestigiá-lo e disse ao ouvido de uma delas: “Nunca aprendi a fazer o que ele está fazendo (tirar um fole)”. Prontamente, a amiga gritou bem alto o que ela disse, e assim Gonzaga a chamou para o palco e a ensinou, perante o público. Que dia maravilhoso foi este para a nossa querida Poeta.

 

Glória foi reconhecida Poeta, já na idade madura e tem obras publicadas no Livro “Poesia na Boca do Noite” e o livro solo “Pelo Olhar da Glória”. Ela morou muitos anos em Macapá, onde fez grandes amizades.

 

Principalmente, nos Saraus do projeto Poesia na Boca da Noite, realizado por poetas amapaenses e idealizado pela jornalista, escritora e poeta, Alcinéa Cavalcante, amiga muito próxima de Glória Araújo.

 

“Conheço a Glória ‘há mil anos’. Somos muito próximas desde sempre”, disse Alcinéa. Por conta dessa longa amizade e pela proximidade das duas, muitas pessoas acreditavam que eram parentes.

 

 

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Apresentações dos grupos poéticos:

– Poesia na Boca da Noite (Poetas amigos da Glória)

– Tatamirô Grupo de Poesia;

– Poetas Azuis;

– Casa Circo;

– Coletivo Juremas

 

Atrações Musicais:

Geison Castro; Banda Penélope Moderna com Mary Paes, Ládio Gomes e Renato Gemaque; Wedson Castro; Raule Assunção; Mestre Grilo.

 

Apresentações e leituras de poemas com os Poetas e Contadores de Histórias:

Alcinéa Cavalcante, Ricardo Pontes, Rostan Martins, Tiago Quingosta, Bruno Muniz, Judivalda Brasil, Claudia Flor D’Maria, Lu de Oliveira, Angelita, Kassia Modesto, Pat Andrade; Jaci Rocha; Marcio Barros, Cricilma Ferreira, Paulo Tarso Barros e quem mais quiser participar.

 

Exposições de poemas de Glória Araújo, obras de arte de Lene Moraes e Mostra Artística das obras do livro “Poesia para Vilarejos”, de Bruno Muniz.

 

Apoio: Jardim Marielle Franco; Ana Caroline e Jones Barsou; Adriana Abreu; Lene Moraes, Designer Ester Cabral, Judi Brasil, Andreia Lopes, Portal Alcinéa Cavalcante (www.alcinea.com); Revista O Zezeu e professora Josiane

 

Está disponível a CHAVE PIX: oleriana.gomes@gmail.com para colaboração com qualquer quantia para o tratamento da poeta.

 


Deixe seu comentário


Publicidade