Nota 10

Artistas amapaenses promovem a 4ª Etapa de Formação Coletiva

As atividades de capacitação acontecerão no auditório do Conselho de Cultura nos horários de 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do evento. Para a participação, os inscritos deverão portar notebooks.


O Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá promove no período de 21 a 25 de julho a 4ª Etapa do Projeto de Formação Coletiva. Desta vez a cadeia produtiva amapaense terá a oportunidade de receber capacitação para a elaboração de projetos culturais e captação de recursos. O workshop será ministrado pela catarinense Mariane Fail, atriz, diretora e produtora com amplo currículo na área de elaboração de projetos e captação de recursos para o setor cultural.

De acordo com Feil, o curso terá atividades teóricas e práticas, onde o produtor cultural ou artista local poderá elaborar seus próprios projetos, ou seja, além de receber a capacitação, espera-se que os participantes já saiam do workshop com projetos culturais prontos para serem apresentados para possíveis apoiadores e patrocinadores públicos e privados, assim como poderão ser inscritos em editais regionais e nacionais.

As atividades de capacitação acontecerão no auditório do Conselho de Cultura nos horários de 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do evento. Para a participação, os inscritos deverão portar notebooks.

A realização é do Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em Teatro (CPTTA) com apoio do Conselho de Cultura do Amapá (Consec), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult-PMM) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP).

MARIANE FAIL
Atriz, diretora e produtora cultural.
Natural da cidade de Saudades (SC), é formada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí, Artes Cênicas (SENAC) e especialista em Gestão Cultural e Produção pela FGV/Minc. Autodidata no cinema, grande parte do seu conhecimento vêm da sua experiência nos trabalhos como assistente de direção, se aperfeiçoou como roteirista com Walcyr Carrasco e Newton Cannito. É atriz, diretora e produtora, gestora cultural à 14 anos. Filiada Associação de Produtores de Florianópolis (GESTO) e Federação Catarinense de Teatro (FECATE) e associada Cinemateca Catarinense.

Contribui em diversas com produções audiovisuais e teatrais e com companhias de renome nacional e internacional. Trabalhou em diversas produções de cinema, como: atriz, assistente de direção, produtora de elenco, assistência de produção, assistente de arte.

No teatro é atriz, diretora, produtora executiva, gestora teatral; consta em seus trabalhos mais recentes: “As Criadas”, texto de Jean Genet e direção de Celso Nunes 2009, também em 2009 fez turnê com a peça “Uma Visita”, com direção Antônio Cunha em Portugal e Açores, 2011 produziu peça “Retrato de Augustine” e foi gestora e produtora e responsável pela vinda do Grupo A Barraca de Portugal com o espetáculo “D. Maria, A louca” onde circulou por 6 cidades em Santa Catarina e no Rio de Janeiro teve a parceria de Celso Lemos. “Arias públicas”, (uma ópera na rua) com direção de Solange Bavaresco (prêmio Artes na Rua). Trabalhos mais recentes, foi turnê em 5 cidades de SC com Allan Kardec, “Um Olhar para eternidade” com direção de Ana Rosa, “Feliz por Nada”, direção de Ernesto Piccolo, “Deu Branco” e “A Bailarina e o Mágico” também direção de Ernesto Piccolo. Teve seus projetos financiados, pela Caixa Econômica Federal, Eletrosul, SENAC, SESC, FUNCULTURAL/SC, FUNARTE, Fundação Franklin Cascaes – Prefeitura Municipal de Florianópolis. Foto: Paulo Rocha (Arquivo)


Deixe seu comentário


Publicidade