Nota 10

Associação Gira Mundo realiza mais uma edição do Tecno Barca Residência Artística e Festival

O projeto é uma ação realizada por artistas e produtores culturais amapaenses em parceria com as comunidades ribeirinhas do Bailique


 

A Associação Gira Mundo realiza de 1 a 15 de dezembro mais uma edição da Tecno Barca no arquipélago do bailique, nas comunidades de Limão do Curuá e tendo suas ações estendidas para as ilhas de Igarapé Grande do Curuá e Ponta do Curuá.

 

O projeto é uma ação realizada por artistas e produtores culturais amapaenses em parceria com as comunidades ribeirinhas do Bailique. Nela, são desenvolvidos processos criativos, oficinas e intercâmbios com moradores do Arquipélago situado no litoral do Amapá.

 

O público alvo das oficinas do projeto são crianças, adolescentes, adultos e idosos e terão como áreas de interesse artes visuais, audiovisual, escrita criativa, arte terapia, artes cênicas e planejamento comunitário.

 

A programação conta com a parceria com o cine clube cine catraia que levará para as escolas públicas do Bailique exibição de filmes amapaenses e de outros Estados da Amazônia para debater temas regionais, meio ambiente, sustentabilidade e visibilidade para a produção audiovisual amazônica.

 

 

O arquipélago é um grupo de 8 ilhas, com 55 comunidades ribeirinhas e média de 15.000 habitantes, localizado entre o rio Amazonas e o Oceano Atlântico, a 12 horas de barco de Macapá (AP).

 

O projeto é realizado desde 2012 pela Associação Gira Mundo (AP) com idealização e coordenação geral de Wellington Dias. Neste ano possui o apoio do Instituto Unibanco para fortalecimento institucional das ações na área da Educação e parceria com as escolas públicas do Bailique.

 

A equipe é coordenada por artistas e produtores culturais do Amapá em parceria com arte educadores e pesquisadores dos Estados do Pará, Ceará, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

 

Como encerramento da ação na região será realizado o Festival Tecno Barca, com 3 dias de programação nas comunidades de Limão do Curuá, Igarapé Grande do Curuá e Ponta do Curuá, contendo apresentações artísticas, rodas de conversas temáticas e vídeo mapping em espaços públicos da região.

 

Todas as atividades do projeto são oferecidas gratuitamente para os moradores da região do Bailique e fazem parte do programa anual de arte, educação, comunicação e meio ambiente que a Associação Gira Mundo possui no Bailique há mais de 10 anos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade