Nota 10

Barca das Letras vai disseminar literatura em regiões ribeirinhas

Barca das Letras vai espalhar literatura em regiões ribeirinhas do Amapá


A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras está de volta aos rios do Amapá. No período de 17 a 20 de setembro vai doar dois mil livros para crianças viventes às margens dos rios Amazonas e Macacoari. Trata-se de ação prevista no projeto “Barca das Letras, da Alegria, do Voluntariado e do Amor”, premiado pelo Ministério da Cultura em novembro/2014 no Edital Prêmio Leitura para Todos – Projetos Sociais de Leitura, apresentado por meio da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola – Funcartemm, de Ourém(PA). E conta com o apoio das lideranças/moradores das comunidades, da Associação da Escola Família Agroecológica do Macacoari – AEFAM e Associação de Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia – AMRVEA.
 
Serão realizadas três intervenções lúdicas de incentivo à leitura, sendo uma em Macapá, no Igarapé das Mulheres(17/9 – manhã) e duas no município de Itaubal, nas comunidades São Tomé(19/9) e Foz do Macacoari(20/9). Participam da ação, além do ‘Tio Palhaço Ribeirinho'(personagem do arte-educador amapaense Jonas Banhos, coordenador da Barca das Letras), o poeta ribeirinho Francisco Mendes de Cametá(PA); e, a palhaça ‘Amocotinha’ da ‘Trupe Nós, os Pernaltas’, grupo teatral de Belém(PA) que vai apresentar números circenses para as crianças ribeirinhas.
 
O Prêmio Leitura para Todos foi instituído pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura(MinC) com o objetivo de identificar projetos voltados para a formação de leitores e para a promoção de acesso ao livro e à leitura, cuja metodologia aplicada contribua para a ampliação e o fortalecimento de práticas de leitura em ambientes físicos e sociais diversos. O projeto premiado vem sendo executado desde março/2015 e prevê a circulação da Biblioteca Barca das Letras por dez comunidades tradicionais/originárias dos Estados do Amapá, Pará e Bahia e quatro eventos culturais em Roraima, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além de oito intervenções urbanas para arrecadação de livros em Brasília, Belém e Macapá. Acompanhe pelo http://barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br.

 


Deixe seu comentário


Publicidade