Nota 10

Cantora do Amapá recebe prêmio ‘profissionais da música’

Evento em Brasília consagrou Oneide Bastos como melhor cantora da Região Norte e melhor Artista de Cultura Popular do país.


 

No último final de semana, o Museu Nacional da República, em Brasília, foi palco da 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM). Durante o evento, artistas de todo o Brasil foram premiados, sendo que nas categorias Cantora da Região Norte e Artista de Cultura Popular, Oneide Bastos, cantora amapaense, foi a grande vencedora, sendo muito aplaudida pelos presentes.

 

Oneide, que em 2022 lançou o disco homônimo, produzido pelo músico, compositor e arranjador de São Paulo, Dante Ozzetti, tem recebido críticas positivas em veículos de todo o país por seu trabalho e contribuição para a cultura brasileira, levando ao mundo, a música do Amapá e de toda a região norte. “Oneide Bastos exalta a cultura do Amapá em álbum com a voz de Ná Ozzetti e música de Luli & Lucina ” (Mauro Ferreira, Portal G1), “Oneide, matriarca da família Bastos, traz o canto doce que vem do Amapá”, (Augusto Pio, Estado de Minas), “Canto de Oneide Bastos traz em si uma floresta inteira” (Julio Maria, O Estado de S. Paulo), são alguns exemplos de que ela tem conquistado um espaço bem importante para a cultura amapaense.

 

Ao longo da premiação, a mais abrangente do Brasil, com 176 categorias, os participantes puderam conferir uma ampla programação com painéis, entrevistas, palestras, workshows e laboratório de gravação musical.

 

Entre os temas discutidos no evento, o destaque ficou para “O Uso de Recursos de Inteligência Artificial na Produção Musical Executiva”, “Os Caminhos da Música Popular Brasileira”, “Entre Corpos Toadas e Batuques”, “Cancioneiro Latino-Americano e Brasileiro como espaço para o restauro da história”, e “Música no metaverso e web 3.0: novos campos de trabalho para os profissionais da música”, entre muitos outros.

 

Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM, reforça que o PPM é feito para os profissionais da música de todo o país, com o propósito da valorização de toda a cadeia criativa e produtiva da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade