Carnaval 2025: Sambódromo recebe ensaios técnicos das escolas de samba do Amapá
Na primeira noite, as quatros agremiações do Grupo de Acesso realizaram os últimos ajustes antes do grande desfile na Ivaldo Veras

Uma prévia do que será o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025 no Amapá aconteceu neste domingo, 23, no Sambódromo de Macapá, com o início dos ensaios técnicos das 10 agremiações carnavalescas do estado, que seguem até esta terça-feira, 25. O evento é aberto ao público e promete antecipar a energia, empolgação e a emoção dos brincantes.
O momento faz parte da programação do Carnaval do Meio do Mundo 2025, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com investimentos do Governo do Estado e de emenda do senador Davi Alcolumbre.
A primeira noite dos ensaios técnicos contou com as quatros agremiações do Grupo de Acesso. A Embaixada de Samba Cidade de Macapá, com o enredo, “A Vida é uma Feira”, foi a primeira a fazer o reconhecimento da passarela do samba amapaense.
Emissários da Cegonha
Em seguida, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha, que vai apresentar o tema, “Senhor de Si”, passou pela Ivaldo Veras com os seus principais pontos técnicos para avaliar som e iluminação.
Solidariedade
A terceira a entrar para o ensaio foi a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade, com o enredo, “Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante”, trazendo a comunidade do bairro Jesus de Nazaré.
Unidos do Buritizal
A quarta, e última escola de samba da noite, no primeiro dia de ensaios, foi o Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal, com a temática, “Sou Caboclo Ribeirinho, de Corpo e Alma e Verdade, Sou Macapaba, Eis a Minha Identidade”.
Os ensaios técnicos são fundamentais para que as agremiações façam os últimos ajustes de sonorização, canto, bateria, iluminação, evolução e harmonia, na avenida do samba Ivaldo Veras, em preparação para o espetáculo, nos desfiles oficiais nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Regras dos ensaios técnicos
Pelo regulamento da Liesap, o tempo estimado para cada escola é de 1h20. Nesta segunda noite de ensaios técnicos, com as escolas do Grupo Especial, a previsão de início é às 19h. O tempo de ajuste da passagem de som é de 20 minutos para cada agremiação e 60 minutos para realização do reconhecimento da pista e marcação dos sambistas.
Segue a programação com:
segunda-feira, 24
19h às 20h30 – Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte
20h45 às 22h15 – Universidade de Samba Boêmios do Laguinho
22h30 às 0h – Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados.
Terça, 25
19h às 20h30 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela
20h45 às 22h15 – Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo
22h30 às 0h – Associação Recreativa e Cultural Piratas da Batucada
Empolgação para turistas
O desfile das escolas de samba, que em 2023 voltou a ser realizado na estrutura do Sambódromo de Macapá, com articulação do Governo do Estado, se fortalece a cada ano. Fazendo parte da política de gestão ao fomento, à cultura popular e às tradições carnavalescas, o evento ajuda ainda a aquecer o turismo e o empreendedorismo, consolidando, assim, o Amapá no circuito de grandes eventos.
O grupo de guianenses que estava no estado para uma competição esportiva, aproveitou o clima carnavalesco para conhecer um pouco da cultura momesca do Amapá. Os amigos Manon Aubaily, Melaine Freitas e Nicolas Favard vivenciaram um pouquinho do que promete ser o desfile na avenida do samba amapaense.
“Viemos para uma competição de Beach Tênis e depois saímos para ‘turistar’ na cidade. Fomos ao centro comercial e aproveitamos para conhecer aqui, o Sambódromo onde passam as escolas e também ver um pouco do carnaval no Amapá. Já deu pra sentir o clima bom dessa cultura que encanta e é uma grande identidade do povo brasileiro”, destacou Melaine, que espera voltar mais vezes ao Amapá.
A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, comemora o sucesso que a programação carnavalesca do Governo do Estado vem promovendo para o desenvolvimento do setor, da economia e da cultura do Amapá.
“Estamos já com a nossa rede hoteleira bastante aquecida, e chegamos a uma nova fase do carnaval, a fase das fortes emoções, da expectativa nas comunidades, chegando bem pertinho dos dias decisivos, que são os desfiles na avenida Ivaldo Veras. Então, agora é reta final, e graças a Deus, o nosso turismo, a nossa economia, a nossa cultura está bem fortalecida”, celebrou.
Deixe seu comentário
Publicidade