CEU das Artes recebe ministro da cultura e promove encontro d
A visita do ministro acontecerá às 11h, de hoje, no CEU das Artes, na cerimônia de posse do Grupo Gestor de Macapá.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) recebe, hoje, visita técnica do ministro da cultura, Juca Ferreira, e equipe do MinC. Ele dará posse ao grupo gestor do CEU de Macapá, responsável pelas atividades do espaço e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
Amanhã, 26, das 9h às 18h, ocorrerão as atividades do projeto Ativação dos Territórios de Vivência, do MinC, oinserido nos CEUs de todo o país. Estarão presentes os gestores e representantes dos centros dos estados de Tocantins, Pará e Amapá. Serão abordados os seguintes temas: obras, equipamentos e mobiliário, mobilização social, gestão compartilhada e ocupação.
São chamados “Territórios de Vivência” as áreas de entorno, nas quais se estabelecem as redes socioculturais e o cotidiano da comunidade. O objetivo é fazer um levantamento para identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvem ações comunitárias, sociais ou culturais e podem contribuir para a ocupação do CEU das Artes, que tem como ponto de partida a mobilização social em seus municípios, para formação de grupos gestores, que deverão orientar democraticamente sobre o seu uso e programação, visando promover a gestão compartilhada entre governo municipal, sociedade civil e comunidade local.
“A gestão do CEU é feita por um grupo gestor composto pela prefeitura e lideranças comunitárias, que busca atender as demandas dos bairros e comunidades do entorno do espaço, além de valorizar os artistas locais e incentivar os estudantes no esporte, leitura e atividades culturais, e serve como ponto de encontro e lazer para os moradores da região”, explica a atriz Marina Beckman, uma das representantes do grupo gestor.
Ativações dos Territórios de Vivência – O Ministério da Cultura realiza seminários para familiarizar os gestores dos CEU’s com os temas abordados em oficinas de mobilização social, auxiliar nos processos de prestação de contas, formação do Grupo Gestor Tripartite, entre outras demandas, além de estimular a criação de uma rede de gestores e comunidades para intercâmbio de experiências, e o debate sobre os desafios encontrados na gestão compartilhada e no uso e ocupação do espaço.
Em 2014 foram realizadas as atividades do projeto Ativações dos Territórios de Vivencia – ações de apoio e indução à mobilização social para gestão compartilhada dos CEU’s –, com foco nos centros já inaugurados ou em fase de finalização, visando a ampliação dos impactos do equipamento no território, por meio do fortalecimento das redes sociais e dos grupos gestores constituídos.
Deixe seu comentário
Publicidade