CNN Brasil estreia série ‘Petróleo na Amazônia’ no CNN Prime Time
Série de reportagens em cinco episódios, sob comando de Caio Junqueira, mostra os dois lados da discussão: empreendimento gera renda e pode ajudar populações vulneráveis do local; no entanto, traz grandes riscos ambientais
A CNN Brasil estreia na segunda-feira, 18 de dezembro, no CNN Prime Time, às 20h, uma série exclusiva sobre a exploração de petróleo na Amazônia. ‘Petróleo na Amazônia’ é apresentado pelo analista de política Caio Junqueira com imagens do repórter cinematográfico Djalma Sena que foram até à região acompanhar de perto como anda o debate.
Serão cinco episódios, com duração de até sete minutos cada um, exibidos de segunda à sexta-feira durante o jornal e um episódio especial com todas as reportagens. Haverá também matérias produzidas para o site da CNN Brasil assinadas por Caio Junqueira.
De um lado, existe a possibilidade de que o empreendimento petrolífero possa gerar bilhões de reais em royalties e melhorar as condições de vida dos estados que serão beneficiados com a exploração, como o Amapá, um dos mais pobres da região. As reportagens mostram como o projeto uniu tradicionais adversários políticos, mobilizou grupos de resistências e virou tema de discussões acadêmicas. No entanto, por outro lado, há risco ambiental e a responsabilidade sobre utilização de dinheiro público.
Caio Junqueira e o Djalma Sena viajaram por cerca de dez dias pela região norte do país, acompanhando de perto como está essa discussão, levantando histórias, conhecendo pessoas e retratando realidades que podem ser diretamente impactadas a partir da extração do Petróleo na Amazônia.
Estreia
No episódio de estreia, é apresentado o modo de vida de quem mora no Amapá e convive com a esperança de que a exploração do petróleo na região costeira do estado possa gerar mais empregos e levar mais qualidade de vida à população. A simples discussão sobre o projeto já mexe com a economia local, com empresários investindo em infraestrutura para atender à futura demanda da Petrobras. Governador e prefeito da capital, Macapá, adversários políticos, se unem para apoiar a exploração. Enquanto isso, a população está dividida com 36,3% dos moradores da região norte apoiando com ressalvas e 18,3% sendo totalmente contra a exploração, de acordo com uma pesquisa Atlas Intel exclusiva pra a CNN Brasil.
Episódio 2
No segundo episódio, estão relatos de lideranças comunitárias da região e acadêmicos que estudam esse projeto de exploração de petróleo por parte da Petrobras no Amapá. Enquanto políticos e governo federal são a favor do projeto e veem grandes oportunidades econômicas, líderes religiosos, entidades não governamentais e comunidades indígenas pedem mais explicações sobre o projeto e estão apreensivos sobre o impacto dessa exploração no ecossistema local.
Episódio 3
No terceiro episódio, são entrevistados pesquisadores da região sobre as questões científicas envolvendo o empreendimento: a possibilidade de um eventual vazamento à costa brasileira e a existência de um sistema de recifes submerso na área de exploração. Quem mora perto do ponto de exploração e trabalha nos arredores também pensa em como o mar e os ribeirinhos podem ter o seu cotidiano afetado.
Episódio 4
O quarto episódio traz uma viagem até o Oiapoque, município amapaense que pode virar a nova capital nacional do petróleo. A cidade é uma das mais pobres do país, rodeada de casos de corrupção entre gestores locais e com moradores esperançosos de que o projeto da Petrobras traga mais desenvolvimento e gere emprego.
Episódio 5
No quinto e último episódio, o analista de política Caio Junqueira entrevista o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a respeito dos pontos mostrados nas reportagens anteriores.
Deixe seu comentário
Publicidade