Com projeto sobre bioeconomia, estagiários do Governo do Estado representam Amapá no encontro ‘Diálogos Amazônicos’, no Pará
Evento antecede Cúpula da Amazônia e irá debater estratégias de desenvolvimento para a região amazônica
Três jovens atendidos pelo Programa de Estágio do Governo do Amapá representam o estado no encontro ‘Diálogos Amazônicos’, que começa nesta sexta-feira (04), em Belém. Os estudantes de Ciências Ambientais Larissa Barros e Walison Bezerra e a mestranda em Estudos de Fronteira Gabriela Cavalcante irão apresentar o projeto “Sociobioeconomia nas Unidades de Conservação: Alternativas para o Desenvolvimento na Amazônia”.
O evento Diálogos Amazônicos deve reunir cerca de 10 mil pessoas em debates que buscam políticas de desenvolvimento para a região. A proposta é que o resultado das discussões seja apresentado para chefes de Estado e de Governo e representantes de 15 países que se reunirão na Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9, em Belém.
Os jovens amapaenses contaram com o suporte de professores, entre mestres e doutores, da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), que auxiliaram os estudantes com avaliações prévias para que eles se sintam mais seguros durante a apresentação do projeto. O trabalho propõe a capacitação sobre empreendedorismo sustentável para comunidades que habitam unidades de conservação.
“É muito importante representar a juventude amapaense nos Diálogos Amazônicos. Além dos outros problemas que sentimos diariamente, é bom poder apresentar propostas que possam melhorar não só a nossa vida, mas também das comunidades que ficam nas zonas de conservação”, conta o jovem.
A gerente do Programa de Estágios da EAP, Kerelin Viana, reforça que é essencial o papel do Governo do Estado no incentivo aos estudantes que buscam fortalecer a produção científica. “Com o Programa de Estágios, o Governo do Amapá gera oportunidades para que esses jovens conheçam o mercado de trabalho e também ampliem seus conhecimentos”, detalha a gerente.
Atualmente, 340 estudantes dos níveis médio e superior são estagiários em órgãos públicos estaduais, onde recebem vale-transporte e bolsa-auxílio, que ajudam nos gastos escolares e universitários. A EAP é responsável por coordenar o Programa de Estágios.
Conheça o projeto sociobioeconomico
O projeto foi desenvolvido em três meses pelos estagiários, que são alunos da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Também auxiliaram no trabalho as estagiárias Queren Hapuque e Lais Marinho, além do presidente do Instituto Lidera, de Renê Costa.
Pelo território amapaense ser composto em 60% por Unidades de Conservação, a estagiária Gabriela enxerga através do projeto a possibilidade de estimular e capacitar as populações locais sobre atividades econômicas que respeitem o meio ambiente.
Para estimular o exercício dessas atividades econômicas, a proposta dos alunos é a criação de um Fundo de Empreendedorismo Jovem na Amazônia e do Selo Empresa Jovem da Amazônia, que certificará empreendimentos frutos dessas capacitações e que possuem jovens na cadeia produtiva.
Entre as instituições, organizações e movimentos que participam das discussões prévias, está a Frente em Defesa pela Amazônia, da Câmara Federal, que é apoiadora da proposta voltada ao meio ambiente e bioeconomia, como estratégia para o desenvolvimento sustentável da região.
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