Nota 10

Comunidade de Santo Antônio festeja Padroeiro

Programação terá duas santas missas, conclusão de trezena, procissão e arraial social


 

A comunidade de Santo Antônio, que pertence à Paróquia de São José de Macapá, festeja o Dia do Padroeiro, nesta quinta-feira, 13 de junho, com programação pela manhã, à tarde e à noite.

 

Ney Souza, que integra a Coordenação da Festa de Santo Antônio, esteve na manhã desta quarta-feira, 12, no programa ‘LuizMeloEntrevista’, quando falou desta tradição religiosa católica, chegando até a explicar que o Santo é conhecido como casamenteiro porque costumava dar dotes a mocinhas pobres comprometidas para o matrimônio.

 

 

A assessora de comunicação da Diocese de Macapá, Mônica Nascos, por outo lado, enviou o seguinte texto sobre a Festa de Santo Antônio:

“Neste ano, a festividade reflete a importância da oração com o tema ‘Em oração com Santo Antônio para sermos peregrinos de esperança’, junto ao lema: ‘Sede alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração’.

 

A programação será aberta com a Santa Missa às 8h, celebrada pelo Padre Paulo Júlio, da Paróquia Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro. Às 16h, acontecerá a Trezena de Santo Antônio com o tema ‘Clima: o destino da criação depende também das suas escolhas’. Às 17h, o Bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro Conti, vai presidir a Missa Campal em frente à Igreja Santo Antônio.

 

Após a Celebração, a procissão segue até à quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Trem, onde haverá venda de comidas típicas, sorteio de prêmios e apresentação cultural.

 

É a primeira vez que a procissão termina na Igreja da Conceição. Nos anos anteriores, o cortejo saía e voltava para a Igreja de Santo Antônio, onde acontecia a programação social.

 

Como a presença de muita gente superlotava as dependências, chegando até a ocupar a Igreja, quando chovia, neste ano a procissão termina na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, que pé muito mais ampla para a festividade social.

 

Pão de Santo Antônio

É tradição a bênção dos Pães aos devotos de Santo Antônio, muitos pagadores de promessas levam Pães para serem distribuídos aos fiéis após a celebração. Anualmente, cerca de mil pães são distribuídos.

 

Campanha

A Comunidade de Santo arrecada alimentos não perecíveis para serem feitas as cestas básicas que serão doadas às famílias carentes. Os alimentos podem ser entregues na Igreja Santo Antônio até o dia 13 de junho.

 

Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, nasceu em Lisboa no ano de 1195 e morreu no dia 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos. Era um pregador reconhecido por sua sabedoria; suas palavras profundas transformavam os corações das pessoas, levando-as a se converterem e a viver uma vida mais próxima de Deus.

 

Ainda em vida, Santo Antônio realizou muitos milagres, dentre eles, o milagre da ubiquidade ou bilocação, pois tinha o dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo; a cura e revitalização do pé de um lenhador; em suas pregações durante uma tempestade, as pessoas não se molharam na chuva.

 

Dentre tantos milagres, por demonstrar um profundo amor e compromisso com os mais pobres, e a pregar o Evangelho com eloquência, a sua língua continua perfeitamente incorrupta”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade