Cortejo do Banzeiro é sucesso no primeiro domingo da estação mais quente do ano
Esta é a terceira edição do cortejo de verão que o banzeiro realiza em parceria com a Prefeitura de Macapá.
O cortejo de verão do Banzeiro Brilho de Fogo levantou o público na tarde de domingo, 8, no balneário de Fazendinha. Os batuqueiros, junto com o Cordão das Açucenas e Jardim do Banzeiro, percorreram a avenida principal do balneário com o público presente. As mulheres foram atração à parte, atraindo olhares e fazendo o público dançar.
A programação, voltada para os veranistas, levou música regional acompanhada do som das caixas de Marabaixo, pandeirões de batuque, chocalhos e metais. “O banzeiro é uma prova de que o Marabaixo e o batuque não são das comunidades remanescentes, mas sim do Amapá. Abraçamos essa causa e trouxemos essa mensagem hoje à Fazendinha”, disse o coordenador-geral do projeto, Adelson Ramos.
Esta é a terceira edição do cortejo de verão que o banzeiro realiza em parceria com a Prefeitura de Macapá. O evento é sempre sucesso de público. A comerciante Janaina Dias, 47 anos, deu uma pausa na rotina para ver o cortejo. “É uma manifestação cultural e linda do povo do Amapá, além de colocar todo mundo para dançar”, relatou.
O Banzeiro Brilho de Fogo iniciou em 2014 com o objetivo de valorizar a cultura regional, os artistas, compositores e mestres da cultura popular. “A proposta é empoderar o público com os costumes e tradições dos nossos ancestrais. Está tudo lindo e é maravilhoso divulgar nossa cultura rica. Isso aqui é uma prova de que o Marabaixo é tradição”, disse a açucena Cirlene Damasceno.
Deixe seu comentário
Publicidade