Nota 10

Cristina Almeida anuncia abertura do Encontro dos Tambores e destaca ‘Mulher Preta na Percussão’

Coordenadora da UNA agradeceu ao senador Randolfe Rodrigues e ao governador Clécio Luís, bem como ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan, pelo apoio ao evento, cujo pico mais alto é a Missa dos Quilombos, dia 20, Dia de Zumbi dos Palmares, com celebração de ritos do catolicismo e de cultos afro


 

Douglas Lima
Editor

 

Para ir até dia 26 próximo, o tradicional Encontro dos Tambores é aberto às 19h desta quinta-feira, 14, informou pela manhã, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), a coordenadora da União dos Negros do Amapá (UNA), Cristina Almeida. O evento ocorre no Centro de Cultura Negra, no bairro Laguinho, neste ano com o tema ‘No meio do mundo com os tambores de todo o mundo’.

 

A coordenadora, há apenas seis meses no cargo, mas já com gestão de bons resultados, os quais divide com a equipe que com ela trabalha, explicou que o tema é justificado pelo fato de que pela primeira vez o Encontro dos Tambores acontecerá com o som dos tambores de vários segmentos – hip hop, capoeira, matriz africana, marabaixo, batuque, samba e povos originários.

 

Cristina Almeida revelou que o evento, que neste ano chega à 29ª versão, terá entre as suas grandes novidades, sexta-feira, 15, a apresentação da ‘Mulher Preta na Percussão’, um imenso grupo de 72 negras fazendo rufar os seus tambores. “Vai ser lindo, empolgante”, antecipou a coordenadora da UNA, para anunciar outra novidade: a presença, dia 20, de dançarinos da Guiana Francesa.

 

Na entrevista, Cristina agradeceu ao senador Randolfe Rodrigues e ao governador Clécio Luís, bem como ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan, pelo apoio que essas autoridades têm dado para o desenvolvimento da cultura afrodescendente do Amapá, em especial ao Encontro dos Tambores, cujo pico mais alto é a Missa dos Quilombos, momento inter-religioso, dia 20, Dia de Zumbi dos Palmares, com celebração de ritos do catolicismo e de cultos afro, selando a união e respeito entre os povos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade