Nota 10

Culto ecumênico marca abertura da 3ª Virada Afro Cultural em Santana

Evento conta com o apoio do Governo do Amapá e visa celebrar a cultura negra do Estado, além de incentivar a geração de emprego e renda.


Um culto celebrado por líderes religiosos de diferentes crenças marcou a abertura da 3ª Virada Afro – Circuito Cultural Amapá Afro, nesta sexta-feira, 29, no município de Santana, a 17km de Macapá. O evento ocorre no período de 29 de junho a 1º de julho e tem como objetivo valorizar a cultura afrodescendente do Estado e fortalecer a economia local através do empreendedorismo.

A 3ª Virada Afro acontece ao longo da Avenida Santana, uma das principais vias do município, e reúne um extenso corredor de gastronomia, exposições de literatura, ações educativas, palestras, feira de empreendedorismo e atrações musicais em dois palcos.

As edições anteriores do evento ocorreram na orla da capital amapaense, durante os meses de julho e dezembro de 2017. A ação é fruto de uma parceria entre Governo do Amapá, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), e Fundação Cultural Palmares, além do apoio da Prefeitura de Santana. Os recursos financeiros ultrapassam R$ 3 milhões e foram garantidos por emenda do deputado federal Marcos Reátegui com contrapartida do governo estadual.

Durante o culto ecumênico, os religiosos dançaram ao som de batuques característicos a religiões de matriz africana para abençoar a cidade de Santana e desejar o bom andamento da 3ª Virada Afro. A mãe de santo amapaense Katia de Obaluê ressaltou que visualiza a oportunidade como uma forma de valorização da cultura. “Nosso desejo aqui é celebrar a união, a paz e o amor entre os povos”, disse.

Para o pastor Edson Oliveira, que atua em uma congregação de Santana, o momento traz respeito à diversidade e às minorias religiosas. “Muita gente pensa que predomina o desentendimento entre nós, evangélicos e praticantes de religiões de matriz africana. Na verdade é o contrário: nós amamos, respeitamos e participamos dos debates que eles realizam. Estamos aqui para fortalecer este laço porque a Bíblia diz que devemos amar ao próximo”, disse o pastor.


Deixe seu comentário


Publicidade